HPMGER participa do I Plano de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Na manhã desta terça-feira (20), funcionárias do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) participaram do I Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O evento aconteceu no auditório do Hospital Santa Isabel e, como o nome sugere, refletiu sobre a necessidade permanente de combater a violência de gênero contra a mulher e de promover a igualdade de gênero.

Representando o HPMGER, estiveram presentes a coordenadora do Serviço Social Divane Cabral; a coordenadora da obstetrícia do HPMGER, Major Eva Betania; coordenadora da Maternidade do HPMGER, Tenente Coronel Liane Carvalho; e a coordenadora enfermagem maternidade, Larissa Fernandes.

Segundo documento oficial do plano municipal, as mulheres correspondem à maioria da população brasileira, representando 50,77%. As mulheres também são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e vivem mais do que os homens. No geral, observa-se que as mulheres adoecem e morrem mais por questões relacionadas a situação de discriminação na sociedade do que com fatores biológicos. Portando, a violência contra a mulher é a principal causa de hospitalização feminina.

Ainda segundo o documento, a violência vem de diversos pontos, seja no âmbito doméstico, no âmbito hospitalar e no âmbito profissional. O resultado disso é fácil de enxergar nos jornais. Dados de violência obstétrica, estupro, assédio, agressão física e feminicídio são assombrosos no Brasil e, principalmente, na Paraíba. A proposta do plano esta dividida nos seguintes objetivos:

  1. Enfrentamento da violência doméstica e sexual de adolescentes e mulheres;
  2. Saúde sexual e reprodutiva de mulheres e homens com enfoque de gênero, raça/etnia e diversidade sexual;
  3. Atenção obstétrica humanizada e qualificada, contribuindo para o enfrentamento da violência institucional contra a mulher.

O diretor geral do HPMGER, coronel Almeida Martins, afirmou se orgulhar de ter uma equipe participando do evento. “A violência deve ser combatida em suas diversas formas. As representantes do Edson Ramalho vão compartilhar tudo o que foi discutido na reunião para suas equipes e vão desenvolver um ótimo trabalho. Tenho certeza disso”, disse o coronel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *