HPMGER realiza formação sobre profilaxia de raiva humana
Na manhã desta quinta-feira (22), foi realizada uma formação sobre profilaxia da raiva humana no auditório do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER). Com enfermeiros e técnicos de enfermagem presentes, o público alvo era profissional da urgência e emergência do hospital. O responsável pela formação foi o veterinário e coordenador do núcleo de controle do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Paraíba, Assis Azevedo.
O vírus da raiva é extremamente letal, tanto em animais quanto em humanos. Para evitar a morte do paciente, segundo o palestrante, é preciso seguir um protocolo rígido, já que qualquer erro pode levar a morte do hospedeiro do vírus. Com a pandemia do coronavírus, algumas informações precisam ser explicadas, como a não necessidade de aguardar 15 dias entre uma vacina contra Covid e raiva, como é feito no caso da gripe comum.
Assis reforçou que a vacina da raiva é a melhor já feita, podendo imunizar o paciente durante toda vida, em até quatro doses aplicadas. Apesar disso, é importante que o controle seja reforçado, já que o paciente não pode tomar doses extras da vacina, com risco de colocar em risco a sua saúde.
A formação foi realizada por convite do diretor técnico do HPMGER, o coronel Agripono Melo. Segundo ele, sempre há necessidade de atualizar as informações sobre uma doença tão mortal quanto essa. Dessa forma, é possível notificar de forma precisa o Estado no caso de novas infecções, além da equipe ficar preparada quando houver alteração no protocolo de tratamento.
Os funcionários do Edson Ramalho que não puderam participar da formação terão uma nova oportunidade. Na próxima terça-feira (27), das 9h às 12h, no auditório da unidade, será reapresentada a formação.