Equipe de referência do HPMGER concluiu avaliação do PROADI-SUS
Nesta sexta-feira (27) ocorreu a última avaliação dos processos de trabalho e documentação do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER). A atividade faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) o qual o HPMGER está inscrito. O projeto trabalha a Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP).
Durante toda a manhã a equipe de referência do HPMGER composta por médicos, enfermeiros e assistentes sociais visitaram 15 setores: Emergência e Urgência, higienização, necrotério, nutrição, rouparia, banco de sangue, laboratório, Centro de Materiais de Esterilização (CME), Centro Obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Unidades Clínicas, Controle de Infecção, Programa de Resíduos, Segurança Contra Incêndios e Serviço de Diagnósticos.
O resultado dessas avaliações irá fazer parte de um relatório de diagnósticos que servirá para construção de plano de ação desenvolvido pelas equipes do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (Haoc) e Hospital Edson Ramalho.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Chrislânia Pereira, é muito importante à troca de conhecimento com profissionais que fazem parte do Hospital Osvaldo Cruz. “O Osvaldo Cruz é reconhecido como um hospital de referência então é ótimo aprender com eles para crescermos como instituição e profissionais”, afirmou.
A coordenadora ressaltou ainda que o processo de avaliação está mostrando uma nova visão dos processos de trabalho. “Estamos pontuando outras coisas que passam despercebidos para chegar ao nível de trabalho de excelência, pois é muito importante sempre queremos melhorar a estrutura e os processos do hospital”, concluiu.
Um dos avaliadores é o médico coronel Martins Marques, ele afirmou que com a avaliação pode perceber os principais pontos que o hospital está precisando mudar, acrescentar ou retirar. “É um diagnóstico dos processos que sabemos como funciona na prática e vai favorecer para que as equipes desenvolvam soluções para melhorar o atendimento da população”, detalhou.