O papel da psicologia hospitalar na promoção da saúde dos pacientes do HPMGER

Na semana em alusão ao Dia do Psicólogo, que foi celebrado no último dia 27 de agosto, o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) destaca a importância da terapia hospitalar no tratamento dos pacientes que são atendidos nos diversos setores da unidade. Afinal, cuidar da saúde mental e psicológica é essencial para a cura.

A terapia dentro do hospital visa promover a saúde através da atenção ao paciente e à sua história de vida. Para a gerente do setor de psicologia do HPMGER, Alice Lucena, trabalhar com o enfermo é lidar com o sofrimento físico e psíquico, tendo que compreender o ser humano em sua integralidade. Para que seja possível entender e considerar o conflito determinado pela situação da doença e da hospitalização, o sofrimento físico, a dor e o mal-estar.

“Um hospital sem psicólogo não é um hospital, porque quem se procura para resolver nossos problemas é esse profissional que está sempre do nosso lado, para nos orientar e nos acalmar.  Porque nem todos aceitam a sua situação dentro do hospital e esse profissional conversa com a gente nos fazendo entender os processos para a cura. Na verdade, somos um corpo com alma e as vezes me perguntava porque estava passando por isso. Com a psicologia hospitalar pude entender que minha doença era difícil, mas que era preciso paciência para poder conseguir minha saúde. Depois da conversa com o psicólogo pude entender que vai chegar minha vez”, relata seu João Vital, paciente internado no HPMGER.

As gestantes e novas mamães da maternidade do Hospital Edson Ramalho tem a terapia hospitalar como parte do cotidiano. Afinal, quando se coloca outro ser no mundo é um misto de emoções. “Na hora do nosso desespero é o psicólogo que nos acalma. A gente está aqui internada sem ter com quem conversar e expor nossas angústias e essas profissionais sempre estão me ajudando, durante todos esses dias que estou no Edson Ramalho. Quando tenho meus estresses, elas vêm conversam comigo e me sinto mais tranquila”, comenta a paciente Maria José Costa.

Auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, minimizando o sofrimento provocado pela hospitalização, prestando assistência não só ao paciente e seus familiares, mas a toda equipe de serviço é função do psicólogo hospitalar. No HPMGER, esse profissional leva em conta um amplo leque de atuação e a pluralidade das demandas.

“Aqui, cuidamos para preservar a saúde mental e psíquica dos nossos pacientes, suas famílias e também nossos colegas de trabalho. Assim, buscamos promover mudanças, atividades curativas, de prevenção, e buscando diminuir o sofrimento existente em qualquer hospital. Pois, ninguém quer ficar doente, muito menos internado. Então, nós estamos sempre dispostos a ajudar nessa compreensão. É uma enorme satisfação fazer parte desse setor no Edson Ramalho! Levar alegria e paz a quem precisa, não tem preço”, ressalta a psicóloga Elencilda Urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *