HPMGER passa por avaliação de técnicos do Núcleo de Atenção Hospitalar da SES
Os técnicos do Núcleo de Atenção Hospitalar (NAH) da Gerência Executiva da Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES) da Paraíba realizaram uma visita, nesta quinta-feira (02), ao Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) para avaliar o trabalho desenvolvido no hospital. Os setores específicos visitados foram as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, Urgência e Emergência, além da enfermaria.
A primeira visita ocorreu no dia 09 de agosto, onde foram pontuadas sugestões de mudanças a serem feitas com intuito de melhorar o atendimento. De acordo com o enfermeiro e técnico do NAH, João Rodrigues, a avaliação é feita em todas as unidades hospitalares do estado. “Fazemos essas vistorias para avaliar e sugerir as mudanças necessárias para melhorar o atendimento principalmente nas UTIS e na Urgência e Emergência”, detalhou.
Entre os pontos observados estiveram o acolhimento dos pacientes na porta de entrada, posicionamento dos avisos nas paredes, disposição dos materiais para o atendimento, organização e fluxo de trabalho.
Uma das mudanças atendidas foi a instalação dos armários na UTI Neonatal que servem para disponibilizar equipamentos, documentação e medicamentos. “Fiz a solicitação dos armários e o coronel Almeida Martins nos atendeu e já estão instalados em pleno funcionamento, como a parte de medicamentos de alta vigilância que precisam ficar guardados em armário com chave”, afirmou a sargento Laura Diniz – coordenadora da enfermaria da UTI neonatal.
O Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HPMGER é o único na Paraíba que tem orientação de visita ampliada com horário, quantidade de pessoas e outras orientações. “Além da visita ampliada no CTI, podemos verificar o quadro do censo diário onde fica as informações do estado de saúde de cada paciente, o que facilita no acolhimento dos familiares”, afirmou João Rodrigues.
Os setores de Urgência e Emergência e a Enfermaria também foram avaliados. “Na Urgência e Emergência como houve mudança de coordenação vamos dar mais atenção na questão de organização de fluxo, processo de trabalho e ativação de protocolos de porta de entrada. Na enfermaria precisa apenas de implantação quadros de aviso com informações dos plantões”, disse.
Nos próximos 60 dias os técnicos irão fazer uma nova visita na unidade para verificar os pontos levantados. “São apenas pequenos ajustes, o hospital está muito organizado e os setores visitados seguiram todas as sugestões que fizemos em outra visita colocada em nível de secretaria, mas estamos juntos para melhorar ainda mais”, finalizou o técnico.