Avaliação sobre segurança do paciente é apresentado aos profissionais do HPMGER
A coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) apresentou na sexta-feira (24), uma avaliação sobre a segurança do paciente do ano de 2020 a 2021, mostrando o trabalho realizado na unidade hospitalar.
Na ocasião, também foi lembrado o Dia nacional de Segurança do Paciente comemorado em 17 de setembro, data que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) simbolizou como ‘Setembro Laranja’ e esse ano trás como tema ‘Parto Respeitoso e Seguro’.
A coordenadora do grupo do Núcleo de Segurança do Paciente, a tenente Kátia Surama ministrou a palestra para todos os gerentes e coordenadores do HPMGER. “O objetivo é fazer uma avaliação dos meses anteriores e implementar alguns formulários nos setores para verificação de casos de queda, lesões por pressão e checklist de cirurgia, aos quais temos acompanhamento”, comentou.
Também foi apresentado o plano de ação, que foi construído a partir de uma análise de todo o processo de segurança do paciente para identificar algum possível evento adverso. “Fizemos um plano de ação de um Never Evento, ou seja, um evento que nunca deveria ter ocorrido que foi detectado através de uma ficha de notificação de eventos adversos, que a equipe plantonista sinalizou. Esse plano de ação foi elogiado pela Anvisa”, explicou a tenente.
Na palestra foi falado ainda sobre o ‘Setembro Laranja’ cor escolhida pela Anvisa para simbolizar o Dia Nacional da Segurança do Paciente comemorado no dia 17 de setembro. Todo ano é definido um tema da campanha, em 2021 é sobre Parto Respeitoso e Seguro. “Isso significa um acompanhamento desde a Unidade Básica de Saúde, presença do pai, pré-natal até o planejamento familiar, após o parto”, finalizou.