A importância da ultrassonografia na descoberta de doenças e acompanhamento da gestação

Também chamada de ecografia, a ultrassonografia é o mais inofensivo e mais comum exame de imagem feitos nas pessoas para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de tratamento de doenças. Mais conhecido entre os profissionais de saúde pela sigla USG, pode ser realizado nas mais diversas idades, seja em bebês, crianças, gestantes, jovens, adultos e idosos, pois não possui qualquer efeito colateral.

O ultrassom é um aparelho que ao ser encostado na pele dos pacientes é capaz de formar imagens e emitir ondas sonoras, que são primordiais na avaliação dos médicos na investigação de doenças, na visualização de fetos ou nos mais diversos órgãos dos pacientes. É através da USG, por exemplo, que se descobre o sexo de um bebê quando ele ainda está na barriga de sua mãe.

“Na gestante, é a ultrassonografia que avalia a quantidade de líquido amniótico (alimento do bebê), as suspeitas de deslocamentos placentários e realiza a avaliação da frequência e movimentos cardíacos do feto. Esse equipamento é essencial no pré-natal de toda grávida”, explica a gerente do ambulatório e centro de imagens do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), Mayara Matos, que reforça a importância desse acompanhamento na gestação dos bebês.

A enfermeira ressalta que é através da ultrassonografia é possível avaliar as estruturas dos inúmeros órgãos do corpo humano e ajudar na identificação de suspeitas de patologias de apendicite, cistos em útero, ovários, colo uterino ou cálculos renais. “Alguns tipos de neoplasias (tumor que surge pelo crescimento desenfreado do número de células, podendo ser benigno ou maligno) também podem ser diagnosticado”.

Para poder contribuir com a saúde dos seus pacientes, o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) agora conta com um aparelho de ultrassonografia, que foi instalado do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital, no início desse mês. O equipamento já era esperado pelos profissionais, para poder ajudar no tratamento dos pacientes, agora já estão sendo realizadas cerca de 35 ultrassonografias por dia, o que é equivale a mais de mil exames de imagens por mês.

É uma verdadeira conquista para o hospital Edson Ramalho ter adquirido esse equipamento que traz inúmeros benefícios para os pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *