HPMGER recebe visita do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, HPMGER, recebeu ontem, 19 de outubro, visita de uma equipe do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que comporta o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) que vem sendo aplicado no Hospital. A equipe visitou todos os setores que são focos do projeto.
Essa foi a segunda visita da equipe na Unidade Hospitalar e que tem o objetivo de avaliar os avanços que foram implementados desde a primeira visita, além de definir quais os próximos passos a serem dados por toda a equipe do HPMGER.
A equipe que esteve visitando o Complexo Hospitalar foi composta por Tatiana da Silva Francelino, Farmacêutica; Leonardo Tomé; Enfermeiro e Ana Lúcia Acquesta; Médica, todos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo. Além de uma representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, Carinne Boto.
O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos foi lançado em 2009 e busca o fortalecimento e melhorias tanto em processos assistenciais e administrativos, quanto na gerência dos hospitais que compõem o Sistema Único de Saúde, o SUS.
Chrislânia Pereira dos Santos – Gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HPMGER comentou a adesão do Hospital ao projeto. “O Hospital se inscreveu no Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos que faz parte de um outro programa bem maior, o PROADI-SUS que comporta vários outros projetos. Desde o início estamos nesse projeto e todo o suporte técnico é dado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo. O projeto vem com o intuito de melhorar os processos de trabalho com ênfase em educação permanente ”, destacou.
Ainda de acordo com Chrislânia Pereira, além das visitas presenciais, também são realizadas videoconferências e um trabalho educativo que também é realizado de forma online. A Gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde ainda ressaltou sobre as áreas focos que serão atendidas pelo projeto. “Existem as áreas focos que são as áreas que o projeto vai trabalhar mais firmemente dentro do Hospital que é o CTI-Adulto, equipamentos médicos, Centro Cirúrgico, Núcleo de Segurança do Paciente, Unidade de Internamento Cirúrgico e Educação Permanente”, além dessas, o projeto também atua em todas as outras áreas que estão interligadas a aquelas que são focos do projeto, contemplando assim todo o Hospital.
Durante todo o dia a equipe visitou o Núcleo Interno de Regulação, (NIR), o Centro Cirúrgico, a UTI, Unidade de Internação Cirúrgica e ainda se reuniu com as categorias. Ao fim da visita foi realizada uma reunião no Auditório do HPMGER com a presença do Diretor-Geral do Hospital, Coronel Almeida Martins, em que foram apresentadas as observações feitas pela equipe multiprofissional do PROADI-SUS.
Nilber Lucena
DRT: 0004066/PB
Ascom / HPMGER