Outubro Rosa: um mês de palestras e orientações para todas as mulheres do HPMGER
Mais uma inovação do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, para promover a saúde das mulheres. Esse ano, o HPMGER fez questão de realizar a campanha Outubro Rosa, literalmente, todos os dias desse mês. Foram mais de 30 palestras e orientações multiprofissional – no hall de entrada da maternidade, Casa das Mães e auditório – sobre a importância do autoexame para a prevenção e o diagnóstico precoce para combater o câncer de mama.
A campanha nacional tem o objetivo de levar, sobretudo às mulheres acima de 40 anos, dicas e a conscientização que ‘se tocar’ ainda pode ser a melhor opção para salvar vidas. No HPMGER, o setor do Serviço Social esteve à frente das ações na maternidade, mas também contou com a participação dos médicos ginecologistas e obstetras, fisioterapeutas, enfermeiras e psicólogos. Em que cada profissional de saúde pode contribuir com a propagação de conhecimentos sobre as melhores maneiras de praticar o toque nas mamas, seja durante o banho ou no momento de se vestir.
“Todos os dias de outubro, realizamos as minipalestras e distribuímos folders informativos, dando orientações sobre o autoexame e a importância da prevenção do câncer. Tanto para os colaboradores, pacientes, gestantes, acompanhantes e nos alojamentos do hospital Edson Ramalho. Foram dias muito importante para todos nós cuidamos de todos os usuários dessa unidade de saúde”, ressalta a gerente do Serviço Social, Divane Cabral.
Teve ainda eventos alusivos ao Outubro Rosa realizados pelos alunos de enfermagem e fisioterapia das faculdades Maurício de Nassau e Internacional da Paraíba (FPB), respectivamente. Essas atividades foram elaboradas em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do HPMGER, o NEPS.
Houve também a palestra da dra. Sabrina de Melo Pessoa sobre o câncer de mama, que ocorreu nessa quinta-feira (28), que mostrou para todos que essa campanha é uma alerta às mulheres sobre tirar um tempo para si é fundamental para evitar consequências piores para quem possui algum tipo de nódulo nos seios.
“O Hospital Edson Ramalho está sempre pensando em promover a saúde dos nossos usuários. Foi um mês inteiro de atividades voltadas para essa campanha que acontece em todo o país. Só temos que agradecer aos nossos colaboradores e aos pacientes por ter participado de todos os eventos voltados para combater o câncer de mama”, celebra o diretor geral do HPMGER, Coronel Almeida Martins.