HPMGER promove ações alusivas ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), por meio da gerência do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), promoveu nesta quinta-feira (28), uma ação alusiva ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, comemorado anualmente em 28 de abril.
Durante o dia foram promovidas palestras em vários setores com o objetivo de conscientizar os profissionais sobre o trabalho e importância do SESMT dentro das instituições e também sobre os cuidados com a saúde. Ainda dentro da programação comemorativa houve a distribuição de laços verdes, símbolo da campanha “Abril Verde”, em referência ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.
A gerente do SESMT, tenente Roberlandia Freire, destacou a importância do serviço para uma melhor rotina de serviço. “A Segurança do Trabalho possibilita a realização das atividades profissionais de maneira mais organizada e isso leva não somente a evitar acidentes, mas, também ao aumento da produção, pois, tornando o ambiente mais agradável os funcionários produzirão mais e com melhor qualidade”.
Atuação – O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é composto por sete profissionais, entre médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e técnico em segurança do trabalho e atua na identificação e atuação nas áreas de risco dentro das unidades. Esse é o principal passo para que seja proporcionado e garantido um ambiente de trabalho seguro e salubre para todos os colaboradores. O SESMT atua em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tendo como objetivo comum a segurança do trabalhador.
O Técnico em Segurança do Trabalho do HPMGER, Afonso Herculano de Albuquerque, explicou qual o papel do profissional: “Temos a função de analisar em cada setor de trabalho os possíveis riscos de acidente, tentando reduzir ao máximo a possibilidade de que um imprevisto aconteça. Atuamos também na orientação dos profissionais sobre a importância do uso dos EPI’s e ainda quanto ao que deve ser feito para que ele não venha a desenvolver doenças típicas do trabalho, como a lesão por esforço repetitivo, por exemplo”.
As atividades do SESMT em alusão ao dia 28 de abril começaram logo no início do mês com a intensificação dos exames periódicos para todos os profissionais da unidade, contribuindo para a proteção e promoção à saúde dos colaboradores que diariamente assistem os usuários e contribuem para o funcionamento do hospital.