Profissionais do HPMGER participam de treinamento da Rede Cuidar com foco na melhoria da assistência aos pacientes
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) esteve participando entre os dias 23 e 26 de maio, de um treinamento promovido pela Rede Cuidar, serviço de Telemedicina do Governo do Estado da Paraíba. Durante os quatro dias de capacitação, diversos setores assistenciais da unidade estiveram participando do treinamento.
As gerentes médica e de enfermagem da Unidade de Terapia Neonatal (UTI Neo) do HPMGER, capitã Maria das Neves e sargento Laura Diniz, respectivamente; a gerente do Alojamento Conjunto, capitã Cícera Reichert e a presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), capitã Tereza Neuma, além de colaboradores de vários serviços, participaram da formação que tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais para uma melhor assistência aos pacientes.
A gerente de enfermagem da UTI Neo, sargento Laura Diniz, destacou que o projeto Targeted Assessment for Prevention (TAP), que significa Avaliação direcionada para prevenção, tem como objetivo prevenir e controlar as infecções em cuidados neonatais nas UTIs públicas de João Pessoa e Campina Grande. “Dessa forma, podemos implementar estratégias que visam prevenir essas infecções. Foram quatro dias de muita troca e aprendizado para todos. E tudo isso objetivando o cuidado com os pacientes”. O passo seguinte será a aplicação dos conhecimentos adquiridos dentro da unidade, implementando os procedimentos que foram abordados ao decorrer dos quatro dias de curso.
Durante a formação, os profissionais aprofundaram os seus conhecimentos em “Prevenção e Controle de Infecções em Cuidados Neonatais”; “Cateteres Venosos Centrais (CVC); Cateteres Venosos Periféricos (CVP)” e “Higiene das Mãos e Hemoculturas: quem, o quê, por quê e como?”.