HPMGER receberá reforma na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional do hospital

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) receberá reforma na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) do hospital. A novidade foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta sexta-feira (10). As obras serão custeadas pelo Ministério da Saúde por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

A proposta de reforma para a UCINCo do HPMGER foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), em reunião por videoconferência no último dia 02 de junho. Com a reforma, a UCINCo funcionará de maneira integrada à Unidade de Cuidados Neonatais (UTINEO) e à Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), proporcionando assim uma melhor assistência em saúde aos recém-nascidos do HPMGER.

A gerente Médica da UTI-UCIN, capitã Maria das Neves, ressaltou que: “A reforma é um sonho que começa a se concretizar agora. Muitas vezes, temos crianças que recebem alta da UTINEO e que por falta de vaga na UCINCo permanecem na Neo ocupando um leito que poderia ser disponibilizado para outros recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos”, pontuou.

A gerente de enfermagem do setor, sargento Laura Diniz, enfatizou a importância da reforma para o serviço que é ofertado na unidade. “Com essa ampliação e adequação, a unidade de cuidados intermediários convencional passará a funcionar junto à unidade de terapia intensiva neonatal e com a canguru, cumprindo uma determinação do Ministério da Saúde. E dessa forma, a gente consegue promover uma assistência melhor, mais adequada à criança. Uma vez que a equipe é assistencial ela está pronta para atender a criança desde os casos menos graves aos mais grave”.

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) é responsável pela gestão dos recursos financeiros destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda por meio dos recursos alocados no FNS, são feitos repasses para os estados e municípios para custeio das ações e serviços de saúde.