HPMGER recebe credenciamento como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) teve o seu Serviço de Nutrição Parental e Enteral aprovado após visita técnica do Serviço de Auditoria em Saúde da Diretoria de Regulação Municipal de João Pessoa. Com a habilitação, o hospital fica credenciado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional.

O sondário do HPMGER conta com uma equipe multiprofissional composta por nutrólogo, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico e esse é um dos pré-requisitos para que o serviço possa ser habilitado. Diariamente, cerca de 90 dietas enterais, que compreende a alimentação através de sondas, são ofertadas aos pacientes da unidade.

A gerente do Sondário do HPMGER, Mirela Barreto, destacou o que representa essa conquista para o hospital. “Essa habilitação materializa o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro da unidade, visto que o processo de habilitação é extremamente complexo e poucos são os hospitais que conseguem obter a aprovação. A conquista é fruto do trabalho da gestão hospitalar, com o apoio do Governo do Estado, que vem sendo desenvolvida em nosso setor”, destacou.

Além do reconhecimento do empenho dos profissionais, o credenciamento possibilita um retorno que vai assegurar mais saúde financeira para o Hospital Edson Ramalho. Com a habilitação, os investimentos em dietas enterais para os pacientes serão compensados pelo Ministério da Saúde. Antes, todo esse custeio era realizado pela unidade.

Mirela Barreto ressaltou a importância do serviço no combate à desnutrição hospitalar. “Muitas vezes o paciente já chega com quadro de desnutrição, principalmente os idosos que apresentam uma perda de massa muscular decorrente da idade. Com o menor consumo alimentar, isso acaba acarretando numa desnutrição crônica e o nosso trabalho é justamente neste sentido, para recuperar esses pacientes, melhorando as suas chances de recuperação e evitando assim o risco da mortalidade”.

A visita técnica, que resultou na aprovação do serviço, foi realizada em 05 de maio por uma equipe do Serviço de Auditoria em Saúde da Diretoria de Regulação Municipal. Na ocasião foi constatado que o serviço do Edson Ramalho possui as condições técnicas de instalações, equipamentos e recursos humanos necessários para prestar a assistência aos pacientes de risco que buscam o Hospital.