HPMGER renova título de ‘Hospital Amigo da Criança’
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) recebeu, na tarde desta sexta-feira (21) a aprovação da avaliação trienal da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O título é concedido em reconhecimento às práticas de promoção ao aleitamento materno exclusivo desde as primeiras horas de vida e do fortalecimento do cuidado dos recém-nascidos nas unidades neonatais. A iniciativa é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem as diretrizes da Portaria Nº 1.153/2014.
O HPMGER recebeu o selo IHAC em novembro de 1999 e, nesses 23 anos tem investido na divisão materno-infantil e promovido capacitações para os profissionais se manterem focados nos 10 passos do aleitamento materno, além de outros pontos exigidos para a manutenção do título. O selo é fornecido às unidades que são referência em qualidade e humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação, parto e nascimento e período neonatal precoce.
O diretor-geral da unidade, coronel Almeida Martins, tem se envolvido na causa desses início de sua gestão, em 2019, quando houve outra visita de renovação do credenciamento. “Tem sido recompensador poder prover qualidade e excelência às gestantes que procuram o nosso hospital para realizarem o seu parto. Há mais de 20 anos o Edson Ramalho, por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, tem garantido boas práticas na prestação de serviço do âmbito materno-infantil e me sinto honrado por dar continuidade a essa história”.
Além de ser um Hospital Amigo da Criança, o Edson Ramalho também detém, desde 2019, o título de Amigo da Mulher. Para receber esse selo, a unidade cumpre vários critérios instituídos pelo Ministério da Saúde, como: garantir às mulheres um acompanhante de livre escolha para oferecer suporte físico e/ou emocional durante o pré-parto, parto e pós-parto; garantir ambiente tranquilo e acolhedor com privacidade e iluminação suave; disponibilizar métodos não-farmacológicos de alívio da dor, a exemplo de banheiras ou chuveiros, massageadores, bola de pilates.
Outros pontos necessários são: a presença de doula comunitária/voluntária para acompanhamento de forma contínua; assegurar cuidados que reduzam procedimentos invasivos, a exemplo de rupturas de membranas, episiotomias, aceleração ou indução de partos, partos instrumentais ou cesarianas, exceto se forem em virtude de complicações; além de seguir os 10 passos do aleitamento materno.
A iniciativa Hospital Amigo da Mulher é uma estratégia de intervenção na assistência hospitalar do pré-natal, ao parto e nascimento para garantir as boas práticas na atenção à mulher no parto e nascimento, baseados em evidências científicas.
A gerente do Posto de Coleta de Leite Humano da unidade, capitã Cícera Reichert, explica a importância do aleitamento materno, uma das condutas avaliadas pelo Ministério da Saúde para concessão do selo IHAC, como um investimento de saúde pública. “A criança que mama cresce mais saudável e inteligente. Aliada às boas práticas de parto e nascimento preconizadas pelas unidades que possuem selo Amigo da Criança, a amamentação reduz drasticamente o risco de morbimortalidade materna e neonatal”, pontuou.
Com uma média de 210 partos mensais, o Hospital Edson Ramalho dispõe de Posto de Coleta de Leite Humano, Sala de Vacina, UTI Neonatal, Teste da Linguinha, Teste do Pezinho, Teste da orelhinha e Planejamento Familiar, tanto para inserção de DIU quanto para laqueadura e vasectomia.