Hospital Edson Ramalho participa de Encontro das Unidades Estaduais de Terapia Intensiva
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) participou, nesta sexta-feira (10), do II Encontro das Unidades Estaduais de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatais. O evento aconteceu no auditório da Uniesp, em Cabedelo e foi promovido pela Gerência Executiva de Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba. O encontro teve como tema “Avanços Tecnológicos”. Na ocasião, foi lançado o Manual Assistencial de Enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para orientações a toda Rede Estadual de Saúde.
O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Ari Reis, destacou a relevância do encontro e ressaltou os investimentos na área da saúde. “Esse é o segundo encontro das UTIs da rede estadual de saúde e a importância é que durante os anos da pandemia e nesses últimos quatro anos de Governo foi investido muito na infraestrutura, em equipamentos para os hospitais. Agora, existe a necessidade de instrumentalizar as equipes, de capacitar para usar da estrutura que foi construída em todo o estado”, pontuou.
O Hospital esteve representado pela gerente de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), sargento Laura Diniz; a gerente de enfermagem do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto, Valdenize Rodrigues; a gerente de fisioterapia, Iêda Leal e a enfermeira Niedja Brasileiro.
A sargento Laura Diniz destacou o caráter educativo do encontro. “Esse evento leva até a sociedade o trabalho que é desenvolvido dentro das UTIs e a sua importância, algo que conta com o apoio e a dedicação de toda uma equipe multiprofissional e multidisciplinar, com pessoas qualificadas e capacitadas. Desde a UTI Neonatal até a UTI Adulto, a atuação dos profissionais envolve muita ciência e tecnologia, esses fatores contribuem para um melhor cuidado dos nossos pacientes”, pontuou.
O evento teve como público alvo profissionais de saúde de toda Paraíba, incluindo diretores de unidades hospitalares, médicos, profissionais de enfermagem e de outras áreas de cuidado. O manual foi produzido pelas equipes de enfermagem das unidades assistenciais da rede estadual e tem como objetivo orientar as condutas dos profissionais, contribuindo para um atendimento uniforme em toda a Paraíba.