Visita Técnica, no Hospital do Servidor, lista avanços na qualidade do atendimento
Protocolos de segurança, diminuição dos riscos de infecção hospitalar e cuidados humanizados no pós-operatório. Esses foram alguns dos avanços alcançados pelo Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) – unidade da rede estadual gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) – de acordo com avaliação da equipe técnica do Hospital Oswaldo Cruz, durante visita à instituição, que faz parte do segundo ciclo de implementação do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O primeiro ciclo do projeto foi realizado em 2022.
Junto com a equipe multidisciplinar da unidade avaliaram o cumprimento de diretrizes do Projeto no que diz respeito aos protocolos e processos de trabalho que estão melhorando o fluxo interno da unidade e o impacto na melhoria da assistência e serviços prestados aos pacientes. Entre os setores visitados, estão o centro cirúrgico, urgência, unidades de internação, espaços de equipamentos médicos e farmácia. Os representantes também se reuniram com a diretoria do hospital e com a equipe médica.
De acordo com a enfermeira do RHP, Marcilene da Silva, nesta visita foi feita uma avaliação do que foi percebido nos setores visitados. “A visita foi realizada no bloco cirúrgico e na unidade de urgência. Lá, ficou evidente que o Hospital está fazendo a melhoria dos fluxos internos, que impactam diretamente na assistência prestada aos pacientes”.
Já para Vanessa Sarmento, gerente executiva de Práticas de Enfermagem da PB Saúde, destacou a importância da visita e do projeto RHP para a instituição. “O projeto possibilita o aperfeiçoamento das boas práticas de segurança e nos incentiva aos processos de melhoria contínua na qualidade da assistência aos pacientes. Nos traz outro olhar, novos conhecimentos e práticas, e a equipe do hospital está empenhada em tornar a instituição uma referência de assistência multiprofissional de qualidade”, declarou.
Sobre o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP): é uma ação de intervenção e de instrumentalização da gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e estimular melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS. O enfoque é na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo para a qualificação dos trabalhadores da Saúde e da assistência aos pacientes.
O Hospital Edson Ramalho está entre os 56 hospitais públicos do país que desenvolvem o Projeto. Na Paraíba, além do HSGER, a iniciativa contempla o Complexo Hospitalar de Patos e o Hospital de Trauma de Campina Grande.