Hospital Edson Ramalho realiza mais de 400 cirurgias no primeiro mês de 2024
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realizou 409 cirurgias no mês de janeiro deste ano. A quantidade de procedimentos corresponde a um crescimento de 22,46% sobre dezembro de 2023 (334 cirurgias). A unidade hospitalar, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), desde maio do ano passado, vem ampliando a assistência aos pacientes e, por ter perfil de “porta-aberta”, realiza diversos tipos de procedimentos cirúrgicos.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Agendamento Cirúrgico do HSGER, Ericka Patrícia, o acesso às cirurgias eletivas é por meio do setor de Regulação do município do usuário. “A partir da Regulação, o paciente será encaminhado para uma unidade hospitalar da rede estadual, que inclui o HSGER”, explicou.
Foi justamente pela Regulação do Município de Santa Rita, que a dona de casa Eguiberlane Ferreira recebeu o encaminhamento para cirurgia no Edson Ramalho. “Eu vim fazer uma cirurgia de retirada da vesícula. O procedimento foi feito por meio de vídeo e, por isso, no dia seguinte já recebi alta”, contou. De acordo com a paciente, ela foi muito bem atendida pela equipe multiprofissional de saúde. “O atendimento foi nota 10. Todo mundo me explicava todo procedimento que seria realizado”, finalizou.
Além da maior quantidade de procedimentos, a diretora de Atenção à Saúde, da Fundação, Ilara Nóbrega, apontou a humanização e os cuidados multiprofissionais como destaques nos serviços ofertados. “Para cada atendimento em cirurgia, proporcionamos um cuidado multiprofissional. Para além dos médicos e enfermeiros, os pacientes contam com a assistência de farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo. E, todos esses prezam pela individualidade dos usuários, tornando a assistência mais humanizada”, afirmou.
Para o diretor hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, o aumento do número de cirurgias é reflexo do esforço da gestão em oferecer o melhor serviço e com rapidez aos pacientes. “Conseguimos reduzir o tempo de espera por uma cirurgia, após a indicação para o procedimento, dependendo do caso clínico de cada paciente”, explicou.
Cícero Ludgero destacou que entre os diversos tipos de cirurgias realizadas estão procedimentos como hernioplastia (tratamento das hérnias do abdômen), colecistectomia (remoção da vesícula biliar), histerectomia (remoção do útero), prostatectomia (remoção da próstata), além de procedimentos de baixa complexidade, como postectomia (circuncisão do prepúcio do pênis) e exérese de tumores (retirada de pequenas lesões).
Também foram realizadas cirurgias de vasectomia e laqueadura, (esterilização masculina e feminina, respectivamente), que fazem parte do programa de planejamento familiar do hospital.
REFORMA: O HSGER está recebendo serviços de reforma em sua infraestrutura para otimizar a qualidade do atendimento aos usuários de toda a Paraíba. A obra começou em janeiro deste ano e vai promover mudanças, como a renovação do bloco cirúrgico, enfermarias, recepção e a ampliação da quantidade de consultórios.