Gestores e colaboradores do HSGER recebem capacitação para aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho
Lideranças e colaboradores dos setores Assistencial e Administrativo do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) participaram, nesta terça-feira (20), de um treinamento sobre os Princípios da Metodologia 5S. A capacitação, que aconteceu no auditório da unidade hospitalar pertencente à rede estadual de saúde e gerenciada pela Fundação PB Saúde, faz parte do trabalho da Diretoria de Atenção à Saúde de implementação de ferramentas de gestão focadas na melhoria contínua, resolução de problemas através da eliminação de desperdícios, ampliação da eficiência e redução de custos.
Na primeira parte do encontro, o médico Leonardo de Lima Leite, que é pós-graduado em Cardiologia (InCor) e Gestão Hospitalar (PUCRS), analisou indicadores de todos os setores do HSGER e tratou sobre a relevância dos cinco princípios que visam garantir organização e limpeza sistemática das áreas de trabalho, bem como acerca da qualidade dos processos. Nesse sentido, foi abordada a importância da aplicação do método 5S (limpeza, utilização, ordenação, disciplina e padronização) no ambiente de trabalho com o objetivo de melhorar os fluxos e estabelecer um padrão de qualidade aos serviços prestados.
“Momentos como esse são muito importantes para nosso crescimento profissional e também para a melhoria da nossa rotina de trabalho. É a partir dessas capacitações que vamos conseguir aperfeiçoar os fluxos internos e atingir os melhores padrões de conformidade dos nossos serviços”, observou Joice Kelly, coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do Hospital Edson Ramalho.
O que é Metodologia 5S?
A metodologia 5S (Seiri; Seiton; Seiso; Seiketsu; Shitsuke) é um conceito baseado no conjunto de técnicas desenvolvidas pelos japoneses, utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. No final dos anos 1960, os industriais do Japão iniciaram a implantação do sistema de qualidade total nas suas empresas, e concluíram que o 5S seria um programa básico para o sucesso.
Núcleo Interno de Regulação (NIR)
Em um segundo momento, o treinamento focou na qualificação dos fluxos de trabalho do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HSGER.
De acordo com a gerente executiva de Gestão das Linhas de Cuidado da PB Saúde, Rafaella Marinho, é muito importante que todos os profissionais do setor assistencial estejam alinhados para que os serviços oferecidos pela unidade hospitalar consigam atingir sempre os melhores indicadores de desempenho. “O NIR tem um papel fundamental na movimentação intra-hospitalar, no gerenciamento de leitos, tempo de permanência dos pacientes, taxa de ocupação, visita horizontal multiprofissional de forma colegiada, com todos os coordenadores setoriais. Dessa maneira, estamos buscando o fortalecimento dos fluxos de acesso junto à Secretaria Estadual de Saúde, bem como o fluxo de critério de admissão e alta. Precisamos potencializar nossa porta de entrada conforme perfil do paciente, com cartilha de serviços”, pontuou Rafaella.