Serviços de Odontologia do Hospital Edson Ramalho reduzem risco de pneumonia e tempo de internação dos pacientes da UTI
A prestação dos serviços de Odontologia no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e pertencente à rede hospitalar estadual, reduz o risco de pneumonia e o tempo de internação dos pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI). Todos os pacientes admitidos na UTI são avaliados pela Odontologia e acompanhados de maneira individual pela equipe.
A responsável técnica da equipe de Odontologia do HSGER, Andreia Cardoso, destacou que há vários tipos de pneumonia, e uma das mais comuns em ambientes de UTI é a associada à ventilação mecânica, devido à aspiração do conteúdo bucal. “O cirurgião-dentista avalia se o paciente admitido tem focos de infecção na boca, lesões bucais ou higiene bucal insatisfatória. Sem o acompanhamento odontológico, bactérias podem acumular-se no biofilme dentário e focos de infecção bucal não tratados podem se disseminar para as vias aéreas do paciente, causando pneumonia’’.
A dona de casa Maria do Carmo está visitando o pai, que está internado há 19 dias na UTI. Para ela, esse cuidado com a higiene bucal é importante para que o paciente não adquira outro problema além do que o levou à internação. A mãe dela, Ana Santos, agradeceu o atendimento ao esposo. “Meu veinho tá sendo muito bem cuidado, não só pelos odontólogos, mas por todos os profissionais de saúde da UIT”, elogiou ela.
O odontólogo Yuri Trigueiro atende os pacientes entubados e traqueostomizados, na UTI. “Fazemos adequações das cavidades bucais, controlando o biofilme dentário e as infecções que podem aumentar em virtude do tempo de internação do paciente”, afirmou. Outra questão apontada por ele é o cuidado com os dentes com mobilidade para que não haja risco de o paciente aspirá-lo.
O diretor-hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, ressaltou que o rápido diagnóstico da equipe de Odontologia permite o pronto tratamento necessário ao paciente, evitando complicações e mais tempo de internação no hospital. “Focos de infecção podem se disseminar para o corpo, causando infecções secundárias, o que aumenta a necessidade de uso de antibióticos e prolonga o tempo de internação do paciente”, explicou.
Os profissionais da Odontologia do HSGER também atendem pacientes da Maternidade, com realização de frenotomias (correção da língua presa), do setor de cuidados paliativos, que são os pacientes de longa permanência, e compõem o atendimento multiprofissional para quem vai ser submetido a uma cirurgia bariátrica.