Núcleos de Segurança do Paciente e Ações Estratégicas realizam Campanha Adorno Zero no HSGER
As equipes dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Ações Estratégicas (NAE) do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), concluíram a semana sensibilizando os colaboradores da unidade pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado para a importância de não usar adornos durante o expediente de serviço. Trata-se da Campanha do Adorno Zero, que tem o objetivo de evitar riscos a infecções e prevenir acidentes no ambiente de trabalho, conforme preconiza a Norma Regulamentadora (NR) 32.
De acordo com a enfermeira Ana Rebeca Silva, adornos são brincos, relógios, pulseiras, piercing e outros acessórios que podem comprometer a segurança do paciente, bem como de toda a equipe assistencial. “A NR 32 estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde pacientes. Então não podem usar adornos os profissionais do setor assistencial, colaboradores de empresas terceirizadas, prestadores de serviço, estagiários, residentes, acompanhantes e pacientes”, exemplificou.
A profissional da Enfermagem reforçou que uma das missões do NAE/NSP é cuidar da saúde dos pacientes, diminuindo as chances de bactérias, vírus e outros agentes biológicos infecciosos circularem entre os setores do hospital, através desses acessórios comumente utilizados por todos. “Essa campanha educativa visa mostrar efetivamente que existem muitos benefícios ao deixarmos os adornos longe do ambiente de saúde. Por exemplo, evita de 60% a 80% o risco biológico de exposição a bactérias, previne acidentes de trabalho, permite a correta higienização das mãos e mantém o ambiente com taxa de microorganismos bastante reduzida”, pontuou Ana Rebeca.
Para a nutricionista Edlane Nascimento, iniciativas como essa são muito importantes para o desenvolvimento profissional de cada colaborador e crescimento das equipes como um todo. “Nós assimilamos bastante essas ações, pois é muito positivo que estejamos todos enriquecendo e melhorando nossas rotinas de trabalho”, destacou.
A Campanha Adorno Zero aconteceu durante toda a semana, com as equipes do NSP/NAE visitando os setores do Hospital Edson Ramalho, orientando e distribuindo material educativo com os colaboradores.