Hospital Edson Ramalho registra 298 atendimentos no final de semana
Em um final de semana marcado pela primeira cirurgia do Programa Paraíba Contra o Câncer, o Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou 298 atendimentos entre a noite de sexta-feira (07) e a madrugada desta segunda-feira (10). No período, foram realizadas 49 cirurgias, 58 atendimentos na Maternidade e no Centro Obstétrico, entre os quais 17 partos, além de 160 pacientes atendidos no setor de Urgência e Emergência.
A paciente Valdete de França Nunes, de 41 anos, natural de Pombal, foi submetida na manhã do sábado a uma rescisão de tumor sugestivo para linfoma. O procedimento, o primeiro do Programa Paraíba Contra o Câncer, aconteceu conforme o esperado, ela recebeu alta na manhã deste domingo e já retornou para o Sertão.
Acerca dos atendimentos da Urgência, a maioria foi classificada como de risco baixo. Ou seja, boa parte das pessoas atendidas receberam pulseiras verde ou amarela (pouco urgente ou urgente, respectivamente), que significa situações não consideradas uma emergência, já que a pessoa possui condições clínicas para aguardar, com tempo máximo estimado para atendimento entre 60 e 120 minutos.
Na Maternidade e no Centro Obstétrico, os 58 atendimentos incluem oito partos normais, nove cesáreas, sendo três com laqueaduras, 12 cirurgias eletivas e duas curetagens, bem como 16 internamentos. As demais pacientes foram liberadas.
Já no Bloco Cirúrgico, a equipe do HSGER realizou 23 cirurgias gerais, 11 cirurgias de urgência, seis da Vascular, cinco da Otorrinolaringologia, duas da Urologia e uma torácica, além da oncológica, totalizando 49 procedimentos.