Pacientes bariátricos se reúnem para café junino junto à equipe do Edson Ramalho

Ao som de muito forró, com mesa farta e bastante animação, o “Arraiá das Borboletas” aconteceu na manhã desta terça-feira (18), no auditório da PBPrev, em João Pessoa, com um grupo de pacientes bariátricos do Programa Opera Paraíba. Com o objetivo de rememorar as trajetórias e fortalecer suas correntes de apoio, os pacientes e colaboradores da  equipe multiprofissional do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) anteciparam as comemorações de São João com um café da manhã.

Para a paciente Marcela Araújo, de 42 anos, moradora de João Pessoa, momentos como esse são importantes não apenas para o fortalecimento dos vínculos, mas para o reconhecimento aos profissionais que ajudaram a mudar a vida de cada um. “Eu iniciei o processo da bariátrica no Edson Ramalho em fevereiro. O meu processo foi muito tranquilo. Aqui a gente tem uma equipe toda especializada para nos atender e nos ajudar. Pessoas competentes que nos recebem não só pela sua profissão, mas com amor, carinho e dedicação. Agora, dia 21, vai fazer um mês que eu fiz a minha cirurgia. E eu só tenho a agradecer a todos, todos os amigos do programa, todos os funcionários do hospital. Eu agradeço a Deus e agradeço a todos da PB Saúde”, comentou Marcela, emocionada, após perder 26kg em menos de 30 dias após realizar o procedimento.

Apesar da fartura, com muita pamonha, canjica e bolo de milho, a alimentação dos pacientes foi restritiva e limitada. Isso porque, segundo o nutricionista Felipe Lundgren, do HSGER, unidade hospitalar do Governo do Estado que é administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), todos os pacientes, que já fizeram ou ainda vão fazer a cirurgia bariátrica, têm dietas específicas e personalizadas. “O pessoal que já fez a bariátrica e está iniciando a dieta pastosa trouxe o próprio cardápio, que foi elaborado pela equipe do hospital. Já os que ainda vão fazer a cirurgia bariátrica podem, sim, comer com a quantidade mínima e que o carboidrato seja pouco. Tudo é feito com muito critério e controle. Cada um já perdeu de 12 a 15 quilos. Então eles estão conscientes da quantidade que devem comer”, explicou.

Entre os participantes esteve Ítalo Lima, de 33 anos, um dos mais animados do café da manhã. Morador de João Pessoa, ele iniciou o tratamento há mais de um mês no Hospital Edson Ramalho e está perto de atingir as metas que vão lhe deixar apto para realização da cirurgia. “Eu estou consciente dos meus objetivos e sigo me sentindo muito bem, graças a Deus. Eu fui muito bem amparado dentro do hospital, com todos os profissionais. Estou esperançoso. A gente fica na expectativa de operar, de ter uma qualidade de vida melhor e é isso que o programa hoje traz, né? É a esperança de dias melhores, de qualidade de vida”, pontuou.

Cirurgias Bariátricas no HSGER – A equipe do Hospital do Servidor General Edson Ramalho realizou, em novembro de 2023, a primeira cirurgia bariátrica dentro do Programa Opera Paraíba. Desde então, mais de 30 procedimentos foram realizados na unidade hospitalar gerenciada pela PB Saúde e pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado. Atualmente, cerca de 20 pacientes estão integrados ao serviço do HSGER para o devido acompanhamento multiprofissional até a liberação para a cirurgia.

Como ter acesso – Para ter acesso ao serviço, que faz parte do Programa Opera Paraíba, inicialmente o paciente deve buscar uma unidade básica de saúde do seu município para avaliação médica. Caso seja confirmado o diagnóstico de obesidade ou de síndrome metabólica, esse paciente pode ser encaminhado ao Hospital Edson Ramalho para realizar o procedimento. Os pacientes que forem encaminhados ao HSGER serão preparados para a cirurgia por meio de uma série de exames, consultas, vídeos e palestras com orientações importantes para o sucesso do tratamento. O planejamento do hospital prevê a realização de cerca de 20 consultas antes da cirurgia e até três meses do pós-operatório. O intuito é assegurar que os pacientes estejam cientes de cada passo do tratamento e tenham as informações necessárias para uma ótima recuperação e uma nova vida após o procedimento.