Setor de Urgência e Emergência do Hospital Edson Ramalho se prepara para atendimentos da demanda do feriadão de São João
O setor de Urgência e Emergência do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) está em alerta e preparado para os atendimentos do feriadão de São João. Desde esta sexta-feira (21) até a manhã da terça-feira (25), há uma expectativa da unidade hospitalar gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) de que haja aumento de demandas por atendimento.
Conforme a coordenadora de Enfermagem da Urgência e Emergência do HSGER, Fernanda Alves, a ingestão de alguns tipos de alimentos e de álcool em excesso pode agravar casos de pessoas com quadro de diabetes e hipertensão. “As maiores demandas da Urgência são casos de dores abdominais, mas há muitas ocorrências de pacientes com picos hipertensivos e alterações na glicemia. Se o indivíduo exagerar na ingestão de comidas típicas de São João, isto pode agravar seu caso”, explicou.
O HSGER é estratégico para a rede estadual, no que se refere aos serviços de urgência. É comum também que a unidade hospitalar receba pacientes com quadros de dores no peito, dificuldades respiratórias, ou que tenham tido acidentes com animais silvestres e animais domésticos. Desta forma, Fernanda Alves orientou que em demandas de baixa complexidade, como casos de embriaguez, é indicado que o indivíduo procure uma unidade de pronto atendimento (UPA).
“O Edson Ramalho é um hospital de porta aberta, portanto, atendemos todos que chegam à unidade hospitalar. Contudo, a prioridade no serviço de urgência é conforme o grau de complexidade de cada caso”, enfatizou a coordenadora de Enfermagem da Urgência e Emergência. Os plantões no setor contam com equipe multidisciplinar, incluindo profissionais de enfermagem – enfermeiros e técnicos, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.