Hospital Edson Ramalho recebe certificado de avaliações positivas dos pacientes do programa Opera Paraíba
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado, recebeu nesta quinta-feira (25) certificado da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reconhecimento às avaliações positivas na pesquisa de satisfação junto aos usuários do Programa Opera Paraíba.
O documento atesta que 98% dos pacientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos no HSGER avaliaram positivamente o atendimento da unidade administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).
Para o médico Raphael Henrique, coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) do Edson Ramalho, toda a equipe do hospital está orgulhosa pelo reconhecimento da população assistida. “Esse resultado é de todos nós, servidores do HSGER, que de forma direta ou indireta contribuímos para a excelência do serviço. Ficamos muito felizes pelo retorno positivo dos pacientes que foram atendidos aqui. Nossos esforços diários para buscar a excelência são para que os serviços prestados sejam de qualidade e para que os pacientes se sintam confiantes e acolhidos, na certeza que o seu procedimento será realizado da melhor forma possível. Esse é nosso objetivo, que a experiência dos nossos usuários seja a melhor possível. O programa Opera Paraíba é um programa modelo para o Brasil de cirurgias eletivas, e ter esse reconhecimento positivo pelos pacientes é bastante gratificante para nossa instituição”, destacou.
De acordo com a ouvidora Vivian de Paula, do HSGER, a pesquisa da SES é realizada através da aplicação de formulários de satisfação, que são preenchidos pelos pacientes após o recebimento da alta médica. Esses documentos são enviados mensalmente para a Secretaria de Saúde para consolidação dos dados. “O formulário tem como objetivo encontrar e sanar as fragilidades, assim como saber como vem sendo ofertado o serviço para usuário”, pontuou.
Opera Paraíba no HSGER
O Hospital Edson Ramalho realiza a cirurgia bariátrica e metabólica por meio do programa Opera Paraíba desde novembro do ano passado. Os procedimentos são realizados mediante um processo de avaliação multiprofissional, que inclui cirurgião bariátrico, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e odontólogo.
Após a cirurgia, os pacientes continuam sendo acompanhados nas consultas de retorno. Além disso, o Ambulatório de Especialidades da unidade hospitalar reúne os pacientes já operados e os que estão no processo de avaliação em encontros multidisciplinares mensais com palestras de todos os profissionais envolvidos, como ocorreu nesta quinta-feira (25).
A representante comercial Jamile Miranda, da cidade de Guarabira, foi operada há 20 dias e está muito satisfeita com a perda de oito quilos em tão pouco tempo. Ela ingressou no programa da cirurgia em março e conseguiu atingir as metas de perda de peso para poder passar pelo procedimento. “Minha avaliação sobre todo esse processo no Edson Ramalho é de 100%. Fiz todos os exames necessários no hospital e consegui marcar a cirurgia rapidamente. Tive um bom acompanhamento antes, durante e após a cirurgia. Sempre que eu tinha alguma dúvida, os profissionais respondiam prontamente”, comentou.