Hospital Edson Ramalho realiza votação para eleição de Comitê de Ética de Enfermagem até terça-feira

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realiza até a próxima terça-feira (13) a votação para eleição do Comitê de Ética de Enfermagem. Esta é a primeira formação do comitê sob o gerenciamento da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). Treze profissionais concorrem à equipe que irá compor a comissão de ética, que será formada por três enfermeiros e três técnicos de enfermagem.

Conforme a gerente de Enfermagem do HSGER, Mara Fernanda, o objetivo é proporcionar mais segurança ao paciente e garantir a conduta ética dos profissionais com a população assistida e entre eles mesmos, evidenciando os direitos e deveres. “O comitê vai apurar dilemas éticos que possam vir a acontecer no hospital, seja na assistência ou no comportamento dos profissionais”.

No caso da administração de uma medicação errada, por exemplo, a coordenação de Enfermagem do setor vai notificar o Comitê para apurar o fato. “Haverá a oitiva com cada colaborador envolvido na situação, incluindo os de outras categorias profissionais, além da avaliação do prontuário do paciente e demais questões técnicas”, apontou Mara Fernanda.

Segundo a coordenadora de Enfermagem das Clínicas Médicas, Julianny de Vasconcelos, se o comitê de ética abrir um processo administrativo, haverá o encaminhamento ao Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB). “No Coren, será feita uma plenária com a presença dos fiscais e dos envolvidos na situação para decidir a punição do profissional que não teve o comportamento ética, conforme a gravidade da conduta”, explicou.

Segundo a coordenadora de Enfermagem das Clínicas Médicas, Julianny de Vasconcelos, após o Comitê de Ética apurar a denúncia, constituirá um parecer e encaminhará ao Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB). “No Coren, será direcionado a um conselheiro para avaliação e aceitação da denúncia ou arquivamento. Se aceita a denúncia, será feito um parecer solicitando abertura de processo ético através de uma plenária com a presença dos conselheiros”, explicou.

A eleição para o Comitê de Ética de Enfermagem teve início nesta quinta-feira (8). Para garantir a participação de todos os profissionais, a comissão eleitoral está proporcionando uma urna itinerante para setores fechados, como as unidades de terapia intensiva e o bloco cirúrgico. Após a definição da eleição, o processo será encaminhado ao Coren-PB, que vai avaliar e enviar um representante para fazer a nomeação dos profissionais eleitos.