Hospital Edson Ramalho realiza ações da Campanha Outubro Rosa contemplando pacientes, acompanhantes e colaboradoras
A Comissão de Humanização do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) preparou uma programação de ações alusivas à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Além da identificação visual da campanha no hospital, com afixação de laços e bexigas na cor rosa, foram feitas ações de conscientização das pacientes, acompanhantes e colaboradoras, e ainda haverá palestras e momentos de bem-estar e saúde. A unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, é referência no atendimento em oncologia, dentro do programa Paraíba Contra o Câncer.
A presidente da Comissão de Humanização do HSGER e odontóloga, Andreia Medeiros, explicou que, para além do atendimento dos pacientes de oncologia, a campanha reforça o cuidado com a saúde entre as pacientes das clínicas médicas e cirúrgicas, que estão internadas em razão de outras enfermidades. “É importante destacar que as mulheres façam o autoexame e tenham acesso a avaliações médicas. A incidência de câncer de mama é muito alta, no Brasil, portanto, caso haja diagnóstico, que seja o mais precoce possível para que tenha início o tratamento”, pontuou.
Nesta sexta-feira (18), foram entregues panfletos informativos e laços rosas, emblemáticos da campanha, para as pacientes e suas acompanhantes. A ação também será feita na próxima terça-feira (22). No almoço, as marmitas foram entregues às pacientes com tags informativas sobre o Outubro Rosa, e a sobremesa foi uma fatia de bolo rosa. A entrega das marmitas temáticas também acontecerá na próxima terça-feira.
A agricultora Idaiana da Silva, de 31 anos, já está preocupada com o tema do câncer de mama, considerando que há histórico na família. “É importante passar esse tipo de informação às mulheres. Algumas se negam a aceitar a possibilidade e deixam de fazer exames. Daí, quando vão fazer, às vezes, já é tarde”, comentou.
A aposentada Vanilce Pimentel, que está acompanhando o esposo na internação, disse que cuida de sua saúde e faz o exame de mamografia, anualmente. “Infelizmente, tenho parentes que faleceram de câncer, como uma tia. Mas a minha irmã, como teve um diagnóstico precoce, conseguiu ser operada e está bem. Por isso, é importante a realização dessa campanha em todos os ambientes”, destacou. Na última quarta-feira (16), o trabalho de incentivo e conscientização foi feito com as pacientes do serviço de Planejamento Familiar.
Colaboradoras – De acordo com Andreia Medeiros, a campanha no Edson Ramalho também é estendida às colaboradoras. “Já fizemos esse trabalho informativo, na semana passada, e vamos disponibilizar a realização de consultas e exames aqui no hospital e também com o apoio do Governo do Estado. O objetivo é dar essa oportunidade às mulheres dentro do próprio ambiente de trabalho, fazendo com que elas se sintam acolhidas pelo Hospital Edson Ramalho e pela PB Saúde”, relatou.
Conforme a coordenadora do Ambulatório de Especialidades, Bruna Campos, as colaboradoras terão acesso a consulta com ginecologista. “O HSGER oferta consultas com ginecologista por meio do Ambulatório de Especialidades à população, via Central de Regulação do Estado”, explicou.
A partir de solicitação médica, as colaboradoras poderão ter acesso aos exames de ultrassom mamária e ultrassom transvaginal, segundo a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Aparecida Gambarra. “Em regra, a realização dos exames é para as pacientes internadas, as atendidas pelo setor de Urgência e as oriundas do Ambulatório de Especialidades. Mas ofertaremos às nossas colaboradoras, nesta campanha”.
Mamografia – As colaboradoras do HSGER também poderão fazer o exame de mamografia no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, do Governo do Estado. A oferta foi para as mulheres com idade superior a 40 anos ou com histórico de câncer de mama na família.
A assistente administrativa Ana Carolina Lins faz acompanhamento médico e exame de mamografia há três anos para verificar a evolução de cistos. “Agora, eu não tenho mais plano de saúde, mas surgiu essa oportunidade de fazer o exame pelo hospital. Acho que isso mostra o cuidado com a saúde das colaboradoras, e isso é importante para nós”, opinou.
A campanha será encerrada com uma palestra para as colaboradoras sobre os cuidados com a mama, na próxima terça-feira (22). A programação conta com coffee break, sorteios de brindes e realização de procedimentos de liberação miofascial, ventosaterapia e auriculoterapia, além de avaliação nutricional.