Ação coletiva de atendimentos no HSGER acelera diagnóstico e garante tratamento rápido para câncer de pele
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realizou, neste sábado (15), uma ação coletiva de atendimentos voltados para o diagnóstico precoce do câncer de pele. A iniciativa, que ocorreu das 7h às 17h, foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e disponibilizou até 500 vagas de atendimento para pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação, além do público em geral. A ação contou com a atuação voluntária de cirurgiões oncológicos, reforçando o compromisso com o atendimento ágil e o acesso ao tratamento.
O diretor do HSGER, Cícero Ludgero, que também participou das consultas como médico oncologista, destacou a importância da ação para garantir que os pacientes recebam tratamento adequado de forma ágil. “Notamos, através do Programa Paraíba Contra o Câncer, que muitos pacientes com câncer de pele estavam chegando com tumorações avançadas. Esses casos, quando diagnosticados precocemente, poderiam evitar procedimentos mutilantes. Então, essa ação foi proposta para acelerar o diagnóstico e o tratamento”, afirmou.
“O câncer de pele detectado precocemente pode ter até 100% de chance de cura”, frisou Cícero. Ele esclareceu também quais são os três principais tipos de câncer de pele: “O carcinoma basocelular é o mais comum e tem crescimento lento, geralmente aparecendo em áreas expostas ao sol. Já o carcinoma espinocelular tem um comportamento mais agressivo e pode se espalhar para outras partes do corpo. O melanoma, embora menos frequente, é o tipo mais grave, pois tem alta capacidade de metástase, exigindo diagnóstico e tratamento rápidos.”
Os pacientes diagnosticados com suspeita de câncer de pele já saíram das consultas com exames pré-operatórios agendados e datas definidas para a cirurgia, que será realizada no próprio HSGER. O médico cirurgião oncologista Marcel Saraiva reforçou a importância da prevenção. “A proteção solar é essencial, especialmente para quem já tem lesões na pele. O uso de protetor solar com fator mínimo de 30, chapéus e roupas adequadas reduz significativamente o risco de desenvolver a doença”, explicou.
Para Carolina de Oliveira, assistente social do hospital, a ação foi um momento de acolhimento para pacientes que enfrentam dificuldades de acesso ao sistema de saúde. “Muitas pessoas têm dificuldades para conseguir uma consulta com um especialista. Com essa iniciativa, garantimos o encaminhamento rápido para cirurgia e aumentamos assim as chances de cura”, pontuou.
Entre os beneficiados pelos atendimentos estava o senhor Antônio Tavares da Silva, de 77 anos, que veio de Barra de Santana acompanhado pela filha, Alzete Tavares. “Meu pai tinha uma lesão avermelhada que cresceu muito. Procuramos atendimento e fomos encaminhados para cá. Meu pai foi muito bem atendido aqui, então só tenho a agradecer pelo acolhimento e pela oportunidade de conseguir o tratamento sem precisar esperar tanto tempo”, relatou Alzete.
O HSGER é referência na primeira macrorregião de saúde do estado no tratamento cirúrgico do câncer de pele, por meio do Programa Paraíba Contra o Câncer. Com iniciativas como essa, a unidade fortalece seu compromisso com o diagnóstico precoce e o acesso rápido ao tratamento, garantindo melhores prognósticos para os pacientes.