Cuidando de quem cuida: Comissão de Humanização do HSGER e da PB Saúde fazem ação de acolhimento com colaboradores

A Comissão de Humanização do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) e da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) – que gerencia a unidade – realizaram uma ação de acolhimento e cuidado com os colaboradores do hospital, na tarde desta quarta-feira (19), dentro do projeto “Cuidando de quem cuida”. Na atividade, foi feito o diálogo de apresentação da comissão às equipes de trabalho, bem como a entrega de um saquinho de pipoca, como forma de cuidado, e do detector de emoções – um card em que os colaboradores podem indicar seu estado de humor, diariamente, como tranquilo, alegre ou preocupado, por exemplo.

Conforme a colaboradora Janine Bernardo, que representou a Comissão de Humanização da PB Saúde, a Fundação vem realizando ações de acolhimento em todas as unidades gerenciadas para evidenciar a importância dos funcionários. “O objetivo é que todos os que fazem a PB Saúde sintam que há acolhimento, se sintam abraçados, ao saber que há equipes que se preocupam com eles, para além da atenção aos pacientes”, explicou.

O auxiliar de almoxarifado Antônio de Morais recebeu a Comissão de Humanização com a simpatia que o caracteriza. “Eu gosto dessa interatividade com as pessoas. Eu estava aqui sozinho, mas, de repente, chegaram as pessoas e já animaram o ambiente”. Na opinião dele, esse tipo de cuidado é importante para o bem-estar do colaborador. “Aqui não tenho do que me queixar, só agradecer”.

A presidente da Comissão de Humanização do HSGER, Andreia Medeiros, destacou que o trabalho segue a política de humanização do  Sistema Único de Saúde (SUS), que visa proporcionar uma atenção humanizada aos pacientes e todos os atores do SUS, incluindo os colaboradores. “No caso daqueles que cuidam dos pacientes, queremos que eles se sintam acolhidos e cuidados, de modo que possam multiplicar essa atenção na assistência humanizada em saúde oferecida aos pacientes”, afirmou.

A enfermeira obstetra Tatiana Xavier voltou hoje das férias e foi surpreendida com a ação. Ela trabalha no Edson Ramalho há pouco mais de um ano e está feliz com o trabalho no hospital. “Eu me identifico muito com minha área. Temos muitos desafios diários, mas a PB Saúde vem fazendo várias mudanças. Esse tipo de ação mostra que estamos sendo vistas pela gestão, o que desperta esse sentimento de acolhimento. Representa um carinho em meio à correria da nossa rotina”, avaliou.

Criada no ano passado, a Comissão de Humanização do Edson Ramalho vem atuando em diversas campanhas do SUS, como Outubro Rosa – com ações de orientação para detecção do câncer de mama, além da disponibilização de consultas médicas, Novembro Azul, Janeiro Branco e, mais recentemente, a campanha de Câncer de Pele, relacionada ao Dia Mundial do Câncer – 4 de fevereiro. Andreia Medeiros enfatizou que o momento das ações da Comissão representa uma oportunidade de diálogo e acolhimento dos colaboradores também. “Algumas pessoas aproveitam esse espaço para conversarem conosco”, comentou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *