Pesquisa da Ouvidoria revela 95% de satisfação dos pacientes do Hospital Edson Ramalho
Pesquisa realizada pela Ouvidoria do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) revela índice de satisfação de 95,24% entre os pacientes, no mês de fevereiro, superando a meta de 70%. Em 2024, com as mudanças implementadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que gerencia a unidade hospitalar, a média de satisfação foi de 81,7%. A pesquisa utiliza a metodologia Net Promoter Score (NPS) e é realizada mensalmente.
No último domingo (16), celebrou-se o Dia do Ouvidor, uma ocasião especial para a ouvidora do HSGER, Vivian de Paula, que destacou o crescimento na satisfação dos pacientes e a redução nas denúncias e reclamações. Em fevereiro deste ano, a taxa de manifestações negativas foi de apenas 7,69%, ante o índice 18,84%, no mesmo período de 2024, ambos bem abaixo da meta de 30%.
Um dos entrevistados na pesquisa foi o paciente Edilson Oliveira, que está internado há quase um mês no hospital e fez uma avaliação muito positiva. “Toda a equipe me tratou muito bem, em especial os profissionais de Enfermagem, que têm esse contato maior com os pacientes. Aqui estou comendo melhor do que em casa”, disse, em tom de brincadeira, ao se referir ao atendimento de suas restrições alimentares.
O diretor-hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, atribui o aumento da satisfação à série de melhorias implementadas ao longo do último ano. “Estamos satisfeitos com este resultado. Somos um hospital de porta-aberta, e estamos realizando reformas para oferecer a melhor assistência possível. No ano passado, superamos as metas no que se refere à realização de consultas, cirurgias, internações e exames. Implementamos novos procedimentos, como os do programa Paraíba Contra o Câncer, e ampliamos a assistência em serviços como a Farmácia Clínica e a emergência em Otorrinolaringologia 24 horas”, exemplificou.
Pesquisas – As pesquisas de satisfação abrangem pacientes internados, em atendimento e aqueles que já receberam alta. A Ouvidoria desenvolveu quatro tipos de pesquisas, específicas para os setores de Urgência, Internação e UTI; Ambulatório; Maternidade; e Centro de Diagnóstico por Imagem. Cada formulário é adaptado às necessidades de cada setor, permitindo uma avaliação mais precisa dos serviços.
Os participantes da pesquisa têm a oportunidade de nomear os colaboradores que se destacaram pela qualidade do atendimento. “Normalmente, os profissionais de Enfermagem são os mais mencionados, seguidos pelos membros da equipe multidisciplinar e da limpeza. Os elogios são formalmente encaminhados aos funcionários, reconhecendo e valorizando seu desempenho”, explica Vivian de Paula.
A Ouvidoria do HSGER oferece várias formas de acesso aos pacientes: por meio de QR Code disponível nos setores, caixa-urna nas recepções e corredores, pelo e-mail ouvidoria.hsger@pbsaude.pb.gov.br, pelo telefone 3211-7280 e de forma presencial.