Gerência do Posto de Coleta de Leite Humano realiza oficina para colaboradores

A gerência do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) realizou na manhã desta quarta-feira (15) uma oficina para os colaboradores do setor traçarem estratégias para minimizar a perda do Leite Humano Ordenhado (LHO) doado ao Banco de Leite. Participaram da oficina enfermeiras e técnicas de enfermagem da unidade.

Foram detalhadas na reunião as orientações que devem ser repassadas às mulheres doadoras de leite, tanto no PCLH, como também em domicílio, para que sejam mantidos os rigorosos padrões de qualidade.

De acordo com a gerente do PCLH, cap. Cícera Reichert, as orientações aos funcionários ocorrem diariamente, mas dessa vez a ideia é que os próprios profissionais coloquem no papel suas observações que possam ajudar a minimizar a perda do leite. “Os participantes observaram a necessidade do acompanhamento no momento da ordenha, além de seguir os protocolos de higienização como lavagem corretas das mãos, passar gases umedecidas nas mamas, ter unhas curtas, utilização de máscara e touca e também desprezar o primeiro jato”, explicou.

Todo o processo é para evitar o descarte do leite que pode ocorrer devido a algum corpo estranho encontrado no líquido. “O leite é coletado tanto no hospital como em domicílio e muitas vezes pode ocorrer de ter sujidades como pele do próprio mamilo, fio de cabelo ou poeira, se caso for encontrado o leite é descartado. Ainda são analisados os imunobiológicos, as bactérias e também a acidez, pois se não tiver aceitável o leite também é desprezado”, detalhou a gerente.

DOAÇÃO
Qualquer mulher que desejar fazer doação de leite materno é só procurar o Posto de Coleta de Leite Humano do HMPGER e fazer o cadastro.
Para tirar dúvidas é só ligar para 3211-7176, o serviço funciona 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *