Setembro amarelo: psicólogas do HPMGER promovem ação sobre o tema
Seguindo um calendário de ações neste mês, onde se traz uma forte campanha de combate e prevenção ao suicídio, o setembro amarelo, o setor de psicologia do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) vem promovendo ações por toda a unidade hospitalar.
Nesta tarde de sexta-feira (17), a gerente de psicologia, Alice Lucena, a psicóloga Elencilda Urbano e a assistente social Marilene Meira falaram para as acompanhantes da maternidade e também para as funcionárias da casa das mães sobre a importância da prevenção ao suicídio e dos sinais de depressão. “Realizamos essa ação para justamente falar um pouco sobre essas questões sobre os cuidados com a vida, setembro amarelo nós enfatizamos isso, dessa atenção ao suicídio, estas ações estão acontecendo durante todo o mês, por todo o hospital”, afirmou a psicóloga Elencilda.
As profissionais que estão promovendo as ações falam sobre prevenção e cuidados, mas também ouvem casos e relatos, buscam ajudar da melhor forma possível e ainda indicam atendimento como o Centro de Valorização da Vida (CVV) que realiza o trabalho, por meio do telefone 188, de escuta.
A assistente social, Marilene Meira, falou sobre esse trabalho de parceria entre os setores. “Duas vezes por semana a gente já faz palestra com os acompanhantes para informativo das rotinas e normas. Então a gente aproveitou para justamente ter como base o setembro amarelo também nas nossas reuniões”, disse a assistente social.