Planos de gerenciamento de risco e segurança do paciente do HPMGER são apresentados ao Proadi-SUS
Em continuidade as atividades do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), promovido pelo Ministério da Saúde, a equipe de referência do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) apresentou nesta quinta-feira (23), por meio de videoconferência, o Plano de Gerenciamento de Risco e o plano de ação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), aos membros do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo, que fazem parte do Proadi-SUS.
A equipe de referência é composta por profissionais que atuam no Centro de Terapia Intensiva (CTI), Equipamentos Médicos, Unidade de Internamento do Centro Cirúrgico, Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Permanente. Esses setores de referência são o foco de trabalho do Proadi-SUS, programa que visa a Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP).
Na apresentação foram mostradas como ocorrem os processos de gerenciamento de risco e segurança do paciente no HPMGER e os membros do Proadi-SUS fizeram as observações para implementar mudanças que forem necessárias. “Fizemos as apresentações e eles fizeram as intervenções que acham necessárias para melhoria de implantação desses processos”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Chrislânia Pereira.
O enfermeiro do Hospital Osvaldo Cruz, Leonardo Tomé, se prontificou em ajudar na implementação dos processos. “Estamos à disposição para ajudar em tornar as notificações como mecanismo de aprendizagem e ter uma ação efetiva para que alcançarmos resultados melhores desses processos de trabalho”, enfatizou.
A próxima atividade será um curso sobre Segurança do Paciente nos dias 27 e 28 de setembro ministrado pela enfermeira e analista de ensino do Proadi-SUS, Patrícia Santesso.