Novembro Azul: a importância da conscientização para prevenir câncer de próstata
Chegou o mês voltado para promoção da saúde masculina e o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) apoia essa causa, com a realização de palestras sobre o ‘Novembro Azul’, que é uma campanha nacional para conscientizar todas as pessoas do sexo masculino sobre a importância de focar na prevenção do câncer de próstata, o mais comum entre os homens. Hora de deixar de lado o preconceito, que muitos ainda têm de irem ao médico, sobretudo ao urologista.
Este ano, a campanha também está voltada para o cuidado de prevenção para evitar o surgimento de tumores na bexiga, que só nos primeiros meses de 2021 foram registrados mais de 7,5 mil casos. Além dos casos de câncer no pênis, rins e testículos que cada vez mais está sendo frequente nos homens brasileiros.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão é que até o fim do ano sejam confirmados mais de 65,8 mil novos casos de câncer nos homens, o equivalente a 29,2% da população masculina do país.
No Brasil, a cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata e o ‘Novembro Azul’ é justamente para tentar diminuir esses casos, incentivando a ida do público masculino aos consultórios médicos, bem como realizando os exames necessários para o diagnóstico preciso.
Mas afinal, o que é a próstata? É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que tem uma aparência de uma castanha de caju, e que fica localizada logo abaixo da bexiga. Sua função principal é produzir o esperma.
Entre os sintomas do câncer de próstata está as dores ao urinar ou a presença de sangue na urina, nos ossos. Também é possível perceber sangue no sémen, que é a secreção produzida nos testículos para transportar os espermatozoides ao óvulo feminino.
Como geralmente os sintomas só aparecem em fazes avançadas da doença, a melhor maneira de garantir a cura desse tipo de câncer é o diagnóstico precoce, que é justamente a ida ao o urologista ou proctologista. Mesmo na ausência de anormalidades, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todos os homens acima de 50 anos devem conversar com o médico sobre o exame de toque retal, que permite a avaliação da próstata.