Núcleo de Segurança do Paciente do HPMGER implementa meta internacional na unidade
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) deu início à implementação das metas internacionais voltadas para a segurança do paciente dentro da unidade hospitalar. Neste primeiro momento, a equipe trabalha com a aplicação da meta número um que trata sobre o protocolo de identificação do paciente e que tem por finalidade garantir a correta sinalização do paciente, reduzindo a ocorrência de incidentes.
As Metas Internacionais de Segurança do Paciente envolvem seis pontos que devem ser trabalhados dentro das unidades hospitalares. Durante a aplicação da primeira meta, o NSP desenvolve um trabalho de sensibilização para todos os colaboradores sobre a importância da identificação e conferência dos dados corretos do paciente, envolvendo o nome completo do paciente e de sua mãe, data de nascimento e número de prontuário do paciente.
A gerente do Núcleo de Segurança do Paciente do HPMGER, tenente Cassia Surama, explicou como funciona o processo de implementação da meta um. “A confirmação da identificação do paciente será realizada antes de qualquer cuidado e inclui a administração de medicamentos, a administração do sangue, de hemoderivados, a coleta de material para exame, a entrega da dieta e a realização de procedimentos invasivos.”
As próximas metas que serão trabalhadas dentro do hospital abrangem a melhoria e eficácia da comunicação, melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto, reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e ainda reduzir o risco de danos ao paciente decorrentes de quedas.