HPMGER promove capacitação em soros antirrábico e antitetânico para os profissionais da unidade

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) promoveu, na quinta-feira (20) à noite e na sexta-feira (21) pela manhã, uma capacitação sobre soros antirrábico e antitetânico para os profissionais da unidade. A formação ministrada pelo chefe do Núcleo do Controle de Zoonoses do estado, o médico veterinário Assis Azevedo; e pela coordenadora do Centro Municipal de Imunizações, Rosa Virgínia Fernandes, e aconteceu no auditório do HPMGER. A formação foi voltada para os profissionais de diversos setores assistenciais, entre eles os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da urgência e emergência. 

A gerente do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) do HPMGER, capitã Áurea Maria, explicou sobre a importância da capacitação para um atendimento de qualidade no Edson Ramalho. “Esse momento é importante para que os profissionais da urgência e emergência de nosso hospital possam estar atualizados sobre em quais situações devem ser indicados os soros antirrábico e antitetânico, dessa forma conseguimos oferecer uma melhor assistência para os pacientes que procuram o nosso serviço”, destacou.

Assis Azevedo destacou que: “Nós estamos trabalhando com uma doença que é de uma letalidade muito alta, portanto a nossa maior preocupação é o controle dessa patologia nesses animais principalmente nos gatos e cachorros, que são os principais transmissores da doença para os humanos. É importante destacar que temos tanto o soro quanto a vacina antirrábica e que são muito eficazes no controle da doença”, pontuou.  

Durante os dois dias de capacitação, os profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do NHVE, do Serviço Social, e da Classificação de Risco, além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da urgência e emergência discutiram a construção do fluxo de atendimento para atender aos usuários que chegam ao hospital em busca da aplicação do soro antirrábico ou antitetânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *