HPMGER promove capacitação em fonoaudiologia neonatal para os profissionais da unidade
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), por meio do Serviço de Fonoaudiologia da unidade, está promovendo, durante a primeira quinzena de novembro, uma formação dentro da cultura de Educação Continuada para as equipes multiprofissionais que atuam no Alojamento Conjunto, Posto de Coleta de Leite Humano e Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). O foco são as técnicas alimentares dentro da maternidade, visando a melhor assistência do binômio mãe-bebê.
O gerente de Fonoaudiologia do HPMGER, sargento Bruno Ribeiro, destacou que a iniciativa visa qualificar os profissionais e uma melhor assistência às mães e aos bebês. “A educação continuada focada na fonoaudiologia neonatal tem o propósito de aprimorar o conhecimento de toda equipe multiprofissional da maternidade no que diz respeito às técnicas nutritivas voltadas para os recém-nascidos. Com isso, conseguimos contribuir para um melhor desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios, favorecendo a amamentação e beneficiando a mãe e o bebê”, pontuou.
Durante a formação é destacado o papel do fonoaudiólogo dentro do processo de amamentação do recém-nascido que não consegue ainda mamar direto do seio da mãe, contribuindo para um melhor estímulo e desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios, sendo eles a língua, os lábios e a bochecha, bem como a função de sucção. Para isso, é utilizada a técnica de translactação, colocando o bebê para mamar junto ao seio da mãe e com o suporte de uma sonda para transportar o leite materno, ordenhado previamente, de um recipiente até a boca do recém-nascido.