HPMGER promove capacitação em soro e vacina antirrábica para os profissionais da unidade

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) promoveu, nesta quinta-feira (15), uma capacitação em soro e vacina antirrábica para os profissionais da unidade. A formação foi ministrada pelo chefe do Núcleo do Controle de Zoonoses do estado, o médico veterinário Assis Azevedo; pela técnica da Vigilância Epidemiológica do estado, Karina Ribeiro, e a enfermeira do Núcleo de Epidemiologia de João Pessoa, Thayse Ferreira Meireles. O encontro aconteceu no auditório do HPMGER e contou com as presenças do diretor técnico, coronel Agripino Joaquim; o diretor financeiro, major Leonardo Neves; além de profissionais de diversos setores assistenciais.

O diretor técnico do HPMGER, coronel Agripino Joaquim, destacou a importância do momento para a atualização dos conhecimentos dos profissionais acerca da temática. “Essa exposição sobre a raiva transmitida de animais para os seres humanos foi de extremamente interessante uma vez que conceitos que se falava antigamente foram modificados ao longo do tempo. Foi uma palestra muito instrutiva para que a gente possa propagar essas alterações que foram feitas”, pontuou.

O chefe do Núcleo do Controle de Zoonoses da Paraíba, Assis Azevedo, reforçou o papel do hospital dentro dessa assistência ofertada aos paraibanos. “O Hospital Edson Ramalho é muito importante na condução deste trabalho por ser responsável pelos municípios da primeira macrorregional de saúde e devido a escassez do imunizante se faz necessário que sejam adotados critérios mais rigorosos”, afirmou.

A enfermeira Thayse Ferreira, do Núcleo de Epidemiologia municipal, destacou que devido a baixa quantidade de vacinas em todo o país, é necessário uma triagem mais otimizada. “Esse encontro é de extrema necessidade devido ao atual momento de desabastecimento, é preciso uma nova avaliação e que durante a triagem dos usuários o profissional seja mais criterioso”, pontuou.

Com a capacitação, os profissionais que atuam na assistência do HPMGER irão otimizar o atendimento ofertado pelo hospital nos casos de raiva humana.