Recém-nascidos têm atendimento de fonoaudiologia no Hospital Edson Ramalho
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) oferece atendimento de fonoaudiologia para os bebês que nascem na unidade, o serviço que também conta com o apoio de outras equipes assistenciais busca contribuir para um bom desenvolvimento de algumas funções, auxiliando ainda para uma alimentação segura dos recém-nascidos.
O projeto “Língua Solta”, desenvolvido por meio das gerências de Odontologia e Fonoaudiologia, é destinado aos bebês nascidos na maternidade e diagnosticados com anquiloglossia, popularmente conhecido como língua presa, por meio do “teste da linguinha”. Somente no ano de 2022, foram realizados 200 procedimentos e no primeiro bimestre deste ano, 34 recém-nascidos foram submetidos ao procedimento.
O tenente-coronel Jales Meneses, gerente de Odontologia do HPMGER, ressalta que o projeto tem como objetivo ampliar as possibilidades para que os bebês possam, com mais facilidade, se alimentar no primeiro momento, bem como, auxiliar no desenvolvimento craniofacial ao longo crescimento.
A subgerente do Serviço de Fonoaudiologia, Geovanna Nacre, destacou a importância dos profissionais da fonoaudiologia na assistência aos recém-nascidos. “A atuação do fonoaudiólogo do Hospital Edson Ramalho consiste em proporcionar atenção integral ao binômio mãe-bebe com o objetivo de promover os aspectos de aleitamento e estimulações motoras-orais inseridas nas ações de promoção de saúde”, pontuou.
Georgia Letícia, 23 anos, mãe do pequeno Itan Bernardo, comentou sobre a assistência que recebeu na maternidade do Edson Ramalho. “É o meu segundo filho e todo esse suporte que estamos recebendo aqui é bastante importante, algo muito prático e seguro já que todos os testes são feitos aqui mesmo, não precisamos sair com o bebê recém-nascido e procurar outro hospital. Com os testes, a gente já pode ir se preparando caso seja detectado algo”, enfatizou. Após passar pelo teste da linguinha, o pequeno Itan Bernardo foi diagnosticado com a língua presa e submetido ao procedimento de frenectomia.
A Unidade Hospitalar ainda oferece outros serviços destinados aos recém-nascidos, a exemplo da triagem auditiva neonatal, exames importantes para detectar possíveis alterações que possam prejudicar o desenvolvimento adequado. As mães são encaminhadas para a realização dos procedimentos ainda na maternidade.