Conscientização: HPMGER promove atividade alusiva ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) por meio da gerência de Fonoaudiologia promoveu, nesta segunda-feira (20), uma atividade educativa alusiva ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, comemorado hoje. A disfagia é uma alteração no trajeto que o alimento percorre da boca até o estômago, provocada por diversos fatores e que afetam a deglutição, causando dificuldades para engolir. Além de causar obstruções no trânsito alimentar.
Durante a intervenção, a equipe de fonoaudiologia esteve no Centro de Terapia Intensiva (CTI) Adulto e nas enfermarias de Cuidados Paliativos e na Retaguarda distribuindo material informativo acerca da disfagia, falando sobre os sintomas e cuidados.
O gerente de Fonoaudiologia do HPMGER, sargento Bruno Ribeiro destacou o objetivo da ação. “O intuito é alertar os pacientes e acompanhantes, bem como, todo corpo de saúde do hospital, sobre a importância prévia do diagnóstico da disfagia, e assim, obter um tratamento correto e específico com os fonoaudiólogos, evitando problemas de saúde”.
Ele ainda ressalta a importância de discutir a temática no ambiente hospitalar. “O tema é necessário, pois evidenciar a disfagia é de grande relevância, uma vez que além de interferir na saúde, causando problemas respiratórios, desnutrição e desidratação, a disfagia também provoca mudanças no comportamento social, a pessoa evita sair de casa e até de frequentar restaurantes, devido às dietas muito restritas, sendo impedido de comer em muitas situações”, pontuou.
O Dia Nacional de Atenção à Disfagia, comemorado anualmente em 20 de março, tem entre seus objetivos chamar atenção da população e dos profissionais da saúde sobre a importância do devido diagnóstico da condição, possibilitando um tratamento correto.