Nova direção do Hospital do Servidor General Edson Ramalho toma posse e transição para gestão da PB SAÚDE tem início
Tomaram posse nesta terça-feira (30), os novos diretores do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), nomeados pelo governador João Azevêdo conforme portaria no Diário Oficial do Estado (DOE-PB). Além da nomeação, esta terça-feira também foi marcada pela visita da comitiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), dando início ao período de transição de gestão da unidade hospitalar.
Segundo o secretário de estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, os novos integrantes da diretoria do Edson Ramalho vão gerenciar o hospital de forma provisória até que a administração passe a ser feita toda pela PB SAÚDE. Com a saída da gestão da Polícia Militar, tomaram posse nesta terça-feira o diretor geral Cicero Ludgero; o diretor técnico Ramonn Chaves; a chefe do núcleo de enfermagem Vanessa Guimarães; o chefe do núcleo financeiro Bonfilho Martins; e a chefe do núcleo de ações estratégicas Railda Gomes.
“Hoje fizemos um diálogo dentro deste processo de transição, iniciando com um diagnóstico de toda a unidade, e a projeção do que será feito aqui na unidade, desde reformas, com ampliação de leitos, assim como as novidades que vão ser implantadas a partir da gestão da PB SAÚDE. Traçamos esse plano de trabalho e aproveitamos para tranquilizar os servidores de que não haverá demissões. À medida em que os convocados da PB SAÚDE assumam os postos de trabalho aqui no hospital, os que já trabalham aqui serão realocados para outras unidades da SES”, explicou Jhony.
Entre as novidades da gestão da PB SAÚDE anunciadas para o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, estão o aumento de quase 300% na capacidade de cirurgias eletivas; a ampliação dos serviços de urologia e de cirurgias cardiovasculares; e a implantação dos exames de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).
“Nós temos grandes expectativas para a gestão do Edson Ramalho e estamos felizes e comprometidos com todas essas ações que vão melhorar bastante a assistência em saúde ao cidadão da Paraíba. Esta é uma unidade hospitalar importante para João Pessoa e toda sua Região Metropolitana, e temos certeza que com essa nova gestão, vamos ser capazes de prestar um serviço ainda melhor à toda a população”, disse o diretor-superintendente da PB SAÚDE, Luiz Gustavo César.
A diretora em atenção à saúde da PB SAÚDE, Ilara Nóbrega, explica que a meta de gestão é tornar o HSGER uma referência em atendimento, a exemplo das outras unidades e serviços de saúde já gerenciadas pela Fundação, como o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, e as hemodinâmicas do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.
“É mais um marco da gestão da PB SAÚDE estar compondo esse processo de transição deste hospital que tem uma grande representatividade assistencial, sobretudo na 1ª Macrorregião de Saúde. Diariamente temos pacientes sendo atendidos em casos de urgência e emergência, e enxergamos esta oportunidade como um grande desafio para nosso time, que é o de levar o mesmo padrão de excelência que já temos em nossos serviços e que garantem a satisfação dos usuários”, disse.
Durante o período transitório, o Edson Ramalho continua funcionando em sua plenitude, sem comprometimento de nenhum serviço ou atendimento de assistência. A mudança de gestão e dos servidores vai ser feita de forma gradual, com os novos servidores sendo convocados a partir do concurso e do processo seletivo já realizados pela Fundação, e a unidade hospitalar continuará sendo um hospital de portas abertas visando o atendimento de toda a população paraibana.
“É um desafio que estamos assumindo agora. O Edson Ramalho fez um trabalho muito bom durante estes 30 anos e estamos aqui para tentar manter o padrão e melhorar ainda mais o atendimento à população de João Pessoa, que tanto precisa deste equipamento”, completou o novo diretor geral do HSGER, Cicero Ludgero.
Sobre a PB SAÚDE. A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, instituída em fevereiro de 2020, com a finalidade de executar ações e prestar serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Paraíba, visando assegurar a defesa do interesse da população paraibana na garantia de seu direito à saúde e a eficiência dos recursos públicos.