Prematuro extremo de 24 semanas recebe alta após mais de 100 dias no Hospital Edson Ramalho
Vicente levou a sério o significado do seu nome: ser vencedor, aquele que triunfa. Prematuro extremo – segundo indicadores da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) –, Vicente veio ao mundo pesando apenas 638 gramas, no dia 25 de junho deste ano, às 24 semanas de gestação, na maternidade do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). Na manhã desta segunda-feira (16), recebeu alta hospitalar após três meses entubado e 113 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo).
De acordo com a médica pediátrica Fernanda Dalla, que recebeu Vicente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), é muito raro um prematuro tão extremo conseguir se desenvolver bem e sem sequelas, como foi o caso de Vicente. “Em 20 anos de carreira, já cuidei de muitos bebês prematuros, mas nunca tinha visto um bebê tão extremo receber alta tão bem. Sai, inclusive, mamando exclusivamente no peito da mamãe, outro acontecimento raríssimo para bebês extremos”, relata a médica, que também assinou a alta hospitalar do pequeno.
Com quase 4 meses de vida, Vicente, enfim, ganha o colinho da mamãe e do papai pelo tempo que quiser, sem o incômodo de fios pendurados, e sai do Hospital do Servidor esbanjando saúde, com seus 2.320 kg. “Agradeço a Deus todos os dias por ter me trazido aqui. Estávamos no local certo, no momento certo e com as pessoas certas, que me ajudaram a trilhar o caminho da vitória do meu filho”, comemora a mamãe, Patrícia Costa.
Patrícia ressalta, ainda, que os cuidados especiais e todo carinho que recebeu da equipe multiprofissional, foram primordiais para o sucesso do tratamento. “Cada ganho de peso era celebrado por toda a equipe. Mesmo nos momentos mais difíceis, nunca recebi da equipe uma fala negativa. Sempre me passaram muita confiança e, por isso, sempre acreditei que sairia daqui com ele nos meus braços”, complementa.
“Ele chegou em estado grave, nos deu vários sustos, mas tudo foi superado. E o melhor presente que podemos ganhar é vê-lo indo para casa. Vicente é um grande vencedor, criamos um vínculo emocional muito forte e desejamos uma vida repleta de saúde e felicidades para ele e toda família”, celebra, por fim, Mara Fernanda, coordenadora de Enfermagem da UTI Neo do HSGER.
Na saída, o pequeno herói recebeu os aplausos merecidos da equipe multiprofissional que o acompanhou – composta por enfermeiros, médicos, fonoaudiólogas, nutricionistas e fisioterapeutas – e foi para casa com data para voltar. Dessa vez, apenas para as consultas de rotina, testes neonatais e vacinas, pelo Programa de Egresso do Hospital.