Ano Bissexto: seis bebês nascem em 29 de fevereiro no Hospital Edson Ramalho
Data curiosa, singular e cheia de explicações para o resto da vida para quem aniversaria exatamente nesse dia. É assim o 29 de fevereiro, fenômeno que se repete a cada quatro anos, nos chamados anos bissextos, e exato dia que Luna escolheu para vir ao mundo na maternidade do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade pertencente à rede hospitalar estadual e administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).
Com 3,356kg, a filha de Poliana Gomes da Costa nasceu com muita saúde, pontualmente às 11h desta quinta-feira, após parto normal. Recuperando-se no alojamento conjunto, a mãe de Luna comemorou seu nascimento e contou que a filha já parece caprichosa desde o primeiro choro. “Meu parto estava programado para o dia 18 de março, mas ela já se adiantou e quis vir ao mundo hoje. Mas, graças a Deus, eu e ela estamos bem e só tenho a agradecer, porque chegamos cedo ao Edson Ramalho, fomos muito bem tratadas e atendidas com rapidez”, destacou.
Em relação ao dia que Luna vai comemorar seu aniversário nos próximos três anos, já que só terá outro 29/02 em 2028, foi a vez de Poliana se antecipar à filha e escolher. “Nós vamos cantar parabéns para ela no dia 28 de fevereiro, que é o mês que ela nasceu”, decidiu.
Além de Luna, até as 19h, outros cinco bebês nasceram nesta quinta-feira no Hospital Edson Ramalho, sendo dois partos normais e três cesarianas, dentre as quais a dos gêmeos Heitor Luiz e Arthur, que nasceram com 2,086kg e 2,582kg, respectivamente. Todos nasceram saudáveis e passam bem.
Ano Bissexto
Os anos bissextos ganham um dia a mais no mês de fevereiro por um motivo razoavelmente simples. O dia extra foi adotado em Roma, na Itália, pelo imperador Júlio César, em 45 a.C, quando o astrônomo Alexandrino Sosígenes conseguiu comprovar que a Terra leva 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos para dar uma volta completa ao redor do Sol. E aí, como forma de compensar esse “tempo extra”, passou-se a inserir mais um dia no calendário a cada quatro anos, justamente 29 de fevereiro, uma vez que a soma dessas horas a mais resulta em 24 horas.
Segundo os matemáticos, a chance de uma pessoa nascer em 29 de fevereiro de um ano bissexto é de 1 em 1461 dias.