Hospital Edson Ramalho prepara dia de autocuidados na programação da Semana da Enfermagem

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, preparou um dia de autocuidados para o corpo e a mente à equipe de técnicos e enfermeiros, nas atividades da Semana da Enfermagem. Pela manhã, a programação de atividades desta terça-feira (14) contou com massagens, aromaterapia, auriculoterapia, limpeza de pele, manicure e sorteio de brindes. Já no turno da tarde, o momento de cuidado foi com uma palestra sobre autoconhecimento, ministrada pela psicóloga clínica perinatal e obstétrica, Maria Ketiane Azevedo.

“O autoconhecimento é uma ferramenta importante para qualquer pessoa, em qualquer aspecto da sua vida. No ambiente da enfermagem, a abordagem chama a atenção para esses profissionais que cuidam de outras pessoas, para que eles se cuidem e se olhem sob a ótica do autoconhecimento. A partir daí, eles podem desenvolver habilidades e competências, e observar os outros sujeitos. Após cuidar de si, eles podem seguir para cuidar do outro”, afirmou a psicóloga.

A gerente-executiva de Práticas de Enfermagem da PB Saúde, Vanessa Sarmento, parabenizou a equipe presente, destacando qualidades como amor, carinho e determinação que os profissionais têm sobre seu trabalho e os pacientes. “É uma profissão árdua, mas exercida com muito empenho. Eu estou em função de gestão, agora, mas já trabalhei como plantonista. Vocês merecem todo reconhecimento”, pontuou.

A enfermeira Maria José trabalha na Casa das Mães, dando suporte a elas, enquanto seus bebês estão na unidade de terapia intensiva (UTI). Segundo ela, o cuidado com as mães é também psicológico, considerando que os filhos estão em uma situação delicada. “Para cuidar dos outros, a gente tem que se cuidar. Tem que estar bem, tem que se sentir bem. Só assim você ama mais ainda o que faz. Porque quando você está bem, você transmite bondade e paz, e é isso que as pessoas querem”, relatou.

A gerente de Enfermagem do HSGER, Mara Fernanda, destacou o orgulho que sente de toda a equipe de trabalho, apontando o atendimento humanizado, de forma a acolher o paciente da melhor forma possível. “Devemos buscar tratar cada paciente como um ente querido. Nossa luta é diária, mas Deus nos conduz para cumprirmos nossa missão”, finalizou.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *