Edson Ramalho orienta colaboradores sobre assédio moral e sexual no Código de Ética dos Servidores Civis do Estado da Paraíba

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, promoveu uma palestra aos gestores e colaboradores sobre assédio moral e sexual no Código de Ética e Conduta Profissional dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Estado da Paraíba. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (5), no auditório da PBPrev, com o objetivo de difundir a adoção de uma cultura ética no ambiente de trabalho.

A palestra foi ministrada pelo advogado e assessor-executivo de Controle Interno, Gestão de Risco e Compliance da PB Saúde, Nivaldo Izidro. Segundo ele, o Código de Ética destaca aos colaboradores uma conduta baseada em princípios como integridade, profissionalismo e civilidade, e veda a prática de qualquer tipo de assédio, entre outros atos, como o comprometimento da imagem do serviço público.

“É importante que todos conheçam as conceituações dos assédios e suas repercussões nos âmbitos administrativo, trabalhista e penal, para poder distinguir as diferenças em relação aos atos de gestão. O assédio está ligado a situações de constrangimento, perseguições ou ameaças, independentemente de hierarquia. Por vezes, o colaborador pode se sentir assediado, mas apenas está sendo cobrado a partir de sua função como empregado público, devendo demonstrar produtividade”, explicou o advogado.

Para o coordenador de Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal do HSGER, Talles Honorato, participar da palestra é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso. “Contamos com o empenho de todos para juntos construirmos um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor”, apontou.

A assistente-administrativa do setor de Compras do HSGER, Shirley Ferreira, já conhecia o tema, mas destacou a importância de frisar no ambiente trabalhista a importância do respeito e empatia com o próximo. “É sempre bom ouvir novamente sobre o assunto para podermos ter sempre em mente no nosso dia a dia”, opinou.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HSGER, Miriam Campos, a relevância da temática está na necessidade de os colaboradores conhecerem seus direitos e deveres para que possam lidar com uma situação de assédio, caso ocorra. “A partir do conhecimento, podemos evitar abusos, possibilitando que o colaborador possa se impor, se assediado, bem como evite confundir o que é ou não assédio”, indicou.

A PB Saúde formou uma Comissão de Ética que apura processos administrativos disciplinares e sindicâncias, dentro do princípio do contraditório e da ampla defesa. “Recebemos casos para avaliação e percebemos que muita coisa poderia ser resolvida com um pedido de desculpas ou com o esclarecimento de um mal entendido”, destacou a presidente da comissão, Sara Guerra.

 

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