HSGER inicia campanha “PAV sem vez” para capacitar equipes de assistência sobre Pneumonia Associada à Ventilação mecânica
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) iniciou na última segunda-feira (22) a campanha “PAV sem vez”, na unidade de terapia intensiva (UTI), para capacitar as equipes de assistência sobre a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), uma patologia que pode atingir pacientes entubados. A ação de capacitação na unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, é desenvolvida pelos setores de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e Núcleo de Segurança do Paciente.
Conforme a presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Wanja Lima, o objetivo da capacitação dos profissionais de saúde é prevenir a pneumonia do paciente durante o período de internação e definir os melhores métodos de tratamento. A ação vai se estender nas próximas três semanas aos setores de semi-intensiva, sala vermelha e sala de estabilização, onde há equipamentos para o procedimento de ventilação mecânica.
“Os plantões no Edson Ramalho são de 24 horas, portanto, estaremos durante toda a semana em um único setor para que todos os profissionais das escalas de trabalho recebam as orientações da equipe multiprofissional que compõe a comissão da campanha “PAV sem vez”, afirmou a médica infectologista Wanja Lima.
De acordo com ela, a ação consiste no repasse dos itens que devem ser checados pelos profissionais que assistem os pacientes entubados: médicos, enfermeiros, odontólogos e fisioterapeutas. A capacitação aborda os seguintes pontos: bundle da PAV (medidas de prevenção) – com demonstração dos métodos, higiene das mãos, posicionamento das cabeceiras dos pacientes, verificação do CUFF do tubo e filtro (para impedir vazamentos de ar ao redor do tubo), aspiração e higiene bucal.
Wanja Lima explicou que a pneumonia associada à ventilação mecânica é principalmente de origem aspirativa. “A principal fonte é referente às secreções das vias aéreas superiores, seguida pela inoculação de material contaminado ou pelo refluxo do trato gastrintestinal do próprio paciente. A partir do projeto “PAV sem vez”, estamos treinando as equipes sobre as medidas preventivas que minimizam ao máximo os fatores que contribuem para o surgimento da pneumonia”, indicou.
A responsável técnica da equipe de Odontologia do HSGER, Andreia Medeiros, apontou que a PAV pode ocorrer também pela aspiração do paciente de seu conteúdo bucal. “Nossa equipe já presta essa assistência na UTI, avaliando se o paciente possui focos de infecção na boca, lesões bucais ou se está com a higiene bucal insatisfatória. Desta forma, evitamos o acúmulo de bactérias no biofilme dentário e sua disseminação para as vias aéreas do paciente, o que causaria a PAV”, contextualizou.
Para a cirurgiã-dentista Gitana Martinho Gomes Aranha, a capacitação foi muito válida. “Foi um momento de esclarecimento sobre muitos detalhes da fisioterapia que não tínhamos conhecimento. Momentos assim mostram a importância de uma equipe multidisciplinar caminhando junto e reafirmando as medidas educativas em um hospital”, opinou.
Mais de 60 profissionais dos setores assistenciais do HSGER já receberam a capacitação da “PAV sem vez” nesta primeira semana de campanha.
A médica Miriam Campos, coordenadora do NEPS do Edson Ramalho, também destacou a importância de ações como essa para a unidade hospitalar. “A PAV é uma realidade de serviços hospitalares que possuem pacientes críticos que estão sob ventilação mecânica em um centro de cuidados intensivos. uma causa significativa de morbidade e mortalidade nestes pacientes. Então as práticas preventivas da PAV podem reduzir a mortalidade e diminuir o desenvolvimento e incidência deste tipo de pneumonia. Por estes motivos fica clara a importância de capacitar nossos colaboradores e como coordenadora do NEPS, e responsável pela educação continuada no HSGER, fico repleta de orgulho e satisfação, porque tenho a certeza que colheremos grandes frutos deste projeto e seguiremos todos juntos na missão de salvar vidas”, pontuou.