Equipe multiprofissional do HSGER participa de oficina para implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Proadi-SUS

Com o intuito de continuar melhorando as práticas de Cuidados Paliativos na unidade, representantes da equipe multiprofissional do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) participaram, de segunda até esta quarta-feira (13), de uma oficina de qualificação do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS). A atividade, promovida pelo Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), aconteceu na Escola de Saúde Pública da Paraíba.

A capacitação, que faz parte da implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Proadi – SUS para o triênio 2024-2026, vem acontecendo de forma remota há mais de um mês. Nessa semana, em quatro turnos de treinamento, profissionais de unidades hospitalares selecionadas dentro da 1ª Macrorregião de Saúde participaram presencialmente da qualificação.

O HSGER foi contemplado com a implementação do projeto nos setores hospitalar e ambulatorial . Nesse sentido, foi criado um Grupo de Trabalho. que conta a participação da médica Lilian Kipper, coordenadora de Cuidados Paliativos, da fisioterapeuat Railda Almeida, gerente de Práticas Multiprofissionais em Saúde, além das enfermeiras Bruna Campos, Erika Patrícia e Renata Thaís. Todas participaram do treinamento.

De acordo com Railda, as atividades foram muito produtivas e vão contribuir para a melhoria dos serviços no Edson Ramalho. “É um importante fortalecimento dos processos de trabalho, qualificando ainda mais o serviço e a abordagem multiprofissional  global para nossos usuários, principalmente com a perspectiva de ampliação da linha de assistência ao cuidado oncológico”, pontuou.

A agenda de capacitações segue de forma remota e mensal. Já o próximo treinamento presencial está marcado para o mês de março do ano que vem.

Cuidados Paliativos no HSGER – Formado por uma equipe multiprofissional, o setor de Cuidados Paliativos do Hospital Edson Ramalho tem como principal missão,  em um contexto de doença que ameaça a vida, oferecer melhor qualidade de vida a pacientes e familiares. De acordo com a médica Lilian Kipper, a rotina do setor é compreender as particularidades, características e conjuntura de cada caso, oferecendo um serviço de cuidado ainda maior para todos.

“Nosso trabalho vai além do controle dos sintomas. Nós acompanhamos todo o cuidado com o paciente, valorizando sempre as virtudes dele e toda a sua trajetória de vida, afinal, todo paciente é o amor de alguém”, resumiu a coordenadora dos Cuidados Paliativos da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *