Hospital Edson Ramalho recebe tomógrafo de última geração e qualifica serviço de apoio diagnóstico
Prestes a completar 55 anos de inauguração, o Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede hospitalar estadual, recebeu na última terça-feira (19) mais um presente antecipado: o novo equipamento de tomografia computadorizada da unidade, que é administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), um investimento de R$ 3,3 milhões do Governo do Estado.
Trata-se de um moderno tomógrafo, com abertura do gantry de 80cm de diâmetro, uma das maiores do mercado, e mesa capaz de suportar até 315kg. O aparelho detém capacidade clínica completa assistida por IA (inteligência artificial), que vai qualificar ainda mais os serviços oferecidos pelo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) aos pacientes do HSGER.
De acordo com o médico Cícero Ludgero, diretor hospitalar da unidade, o novo aparelho vai otimizar os fluxos de trabalho do CDI, setor que, atualmente, realiza 530 tomografias computadorizadas por mês, em média. A chegada do equipamento, segundo o dirigente, vai regularizar a realização mensal de até 1.000 exames, atingindo a meta pactuada entre a Secretaria de Estado da Saúde e a PB Saúde.
“Sem sombra de dúvidas é um investimento muito significativo que o Governo do Estado está fazendo. Tudo que há de melhor e mais avançado em tecnologia no mundo estará à disposição da população assistida pelo hospital. A tecnologia premium utilizada no desenvolvimento desse equipamento vai proporcionar imagens de alta qualidade, com rapidez e precisão, oferecendo ainda mais segurança e um melhor conforto para todos os perfis de pacientes, principalmente para bariátricos e oncológicos. ”, comemorou o gestor.
Na segunda-feira (25), segundo o gerente executivo de Engenharia Hospitalar da PB Saúde, Jonathan Martins, serão iniciadas as obras de reforma e adequação da sala de tomografia. “O espaço precisa ser completamente adaptado para instalação do equipamento, maior e mais pesado que o atual. Então o piso precisa ser reforçado adequadamente para receber o aparelho, deixando a sala ainda mais confortável para os profissionais que vão operacionalizá-lo e principalmente para os pacientes”, explicou o engenheiro.
Para o superintendente da Fundação PB Saúde, Alexandre Bento, a ampliação e modernização do Hospital Edson Ramalho reforça o compromisso do Governo do Estado de sempre continuar avançando no oferecimento de serviços de excelência à população paraibana. “Estamos recebendo um equipamento de linha premium, o tomógrafo mais moderno da rede estadual de saúde. Isso representa o compromisso da gestão estadual em fazer com que o Edson Ramalho avance cada vez mais na qualidade do serviço prestado, atendendo bem as demandas e cumprindo as metas pactuadas entre a SES e a PB Saúde”, pontuou.