Testagem em massa de hepatites B e C são realizadas nesta quarta
O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hepatite. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do hospital. Os funcionários e usuários do hospital que passaram pelo local foram orientados sobre os perigos das hepatites virais, doença que já infectou mais de dois bilhões de pessoas. As testagens foram gratuitas e o resultado foi sigiloso.
A coordenadora de Serviço Social do HPMGER, Divane Cabral, ressaltou a importância de uma testagem como esta já que a hepatite é uma doença silenciosa. “Muitas vezes, você só descobre a doença quando ela já está em um estágio muito avançado”, disse Divane. Existem cinco tipos de hepatite e duas delas são transmitidas por relações sexuais e de mãe para filho. São elas a hepatite B e C. Por isso, a escolha de testar esses dois tipos, segundo a coordenadora de Serviço Social.
A ação do Dia ‘D’ das Hepatites Virais foi pensada e desenvolvida pela equipe de Serviço Social e pelo Laboratório do HPMGER. Também contaram com a ajuda da psicologia para aconselhamento dos atendidos. Ao todo, foram realizados 40 testes, sendo 20 de hepatite B e 20 de hepatite C.