A psicologia e suas premissas:
A psicologia surgiu como um estudo do ramo filosófico , sendo utilizada para entender as ações,os sonhos , comportamentos e os impulsos dos seres humanos.No Século XVI a psicologia foi definida como os princípios dos fenômenos da mente e dos espíritos.
A palavra:
‘’Psicologia ‘’vem do grego antigo, união de psyche ,isto é ‘alma’ ou’ mente’com ‘Logia”:o ‘estudo’ ou ‘relato’ O que resume a ampla abrangência da área: Hoje , porém, a palavra refere -se com mais precisão á “ciência da mente e do comportamento”
A história da psicologia é construída por teorias e descobertas de gerações sucessivas , e muitas teorias antigas permanecem relevantes para profissionais contemporâneos.
Em 1879, foi fundado o primeiro laboratório mundial de psicologia experimental ; por Wilhelm wundt, marcando assim a psicologia como uma disciplina científica.
Ao longo do século XX a psicologia floresceu.
Segundo “Hermann Ebbinghaus”.
A psicologia tem um longo passado, mas apesar disso, uma história recente.
Principais abordagens da psicologia:
-Psicanálise
-Behaviorismo
-Terapia cognitivo comportamental
-Psicologia humanista
-Fenomenológica
-Análise Hunguiana
No Brasil o dia do psicólogo é comemorado no dia 27 de Agosto.Data onde o Presidente João Goulart sancionou a Lei 4.119; que dispõe da profissão do psicólogo , Entretanto ; o decreto só foi regulado dois anos mais tarde.
“O objetivo da psicologia é nos fornecer uma ideia completamente diferente sobre as coisas que conhecemos melhor” Paul Valery.
Alice Lucena, gerente da psicologia do HMPGER.