A importância do acompanhamento nutricional para um paciente pós-cirúrgico
Quem nunca ouviu: ‘odeio comida de hospital!’ Essa afirmação parece uma máxima entre todas as pessoas que precisam ficar internadas. Mas o que muita gente não sabe é que aquela alimentação foi feita com muito estudo e dedicação por pessoas especializadas em contribuir com a recuperação dos pacientes através de uma nutrição correta e saudável. No Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), isso é levado a sério em todas as etapas existentes no processo hospitalar.
O gerente do setor de Nutrição, Cabo Samuel Mendes, explica que a nutrição contribui de várias formas na recuperação dos pacientes, indo desde a atenção básica aos que chegam no hospital até o dia que recebem alta médica. “Como o hospital Edson Ramalho é inserido no SUS como ‘portas abertas’, ou seja, recebe todos que chegam aqui, a gente realiza cardápios para vários tipos de doenças. Cada uma delas exige uma determinada dieta, seja antes ou após os procedimentos cirúrgicos”, ressalta o nutricionista.
É o setor de Nutrição que pensa em como os alimentos podem ajudar na recuperação dos pacientes. Diariamente são feitas visitas às enfermarias, nas quais são feitas triagens que serão usadas na composição da dieta de cada interno (a). “Nossa equipe faz todo o reconhecimento da enfermidade para que a alimentação possa contribuir com sua cura. Por exemplo, a pessoa com diabetes recebe uma alimentação, um paciente com problemas renais recebe outra alimentação, todas as refeições são voltadas para ajudar na resolução da patologia”, explica Cabo Samuel.
Na etapa da nutrição pós-cirúrgica, a nutrição é essencial para se promover a recuperação dos pacientes e o bem-estar depois da realização dos procedimentos médicos. O chefe do setor destaca que são elaborados cardápios bem direcionados para cada paciente, de forma bem particular, para que cada pessoa possa receber a alimentação adequada para sua cura. “Temos todo um cuidado e trabalhamos junto com a equipe multidisciplinar, seguindo as prescrições médicas, garantindo a boa alimentação de cada paciente”, ressaltou.
Os nutricionistas do HPMGER têm o cuidado de fazer o preparo do paciente antes da cirurgia e sobretudo no pós-cirúrgico, acompanhando de perto para que todos tenham uma alimentação mais leve após as cirurgias. O gerente enfatiza que o setor trabalha em conjunto com médicos e enfermeiros para que seja uma dieta líquida, inicialmente. “Acompanhamos a evolução do paciente de forma gradual até chegar na dieta livre, que geralmente é quando se está em condições favoráveis para receber alta médica”, diz o profissional.
A Nutrição é extremante importante tanto na recuperação como em manter as condições favoráveis para os procedimentos cirúrgicos, evitando sempre que pacientes fiquem debilitados nutricionalmente. É através de uma alimentação adequada que é possível promover uma melhor reabilitação dos pacientes que fazem cirurgias no HPMGER. “Temos o cuidado de evitar que os pacientes fiquem debilitados em sua nutrição, essa é nossa maior função”, acrescenta o gerente do setor.
Seu José Gideão, 64 anos, passou por cirurgia de apendicite aguda e fez questão de falar sobre a alimentação que está recebendo no HPMGER. “Depois do meu procedimento, passei a receber uma ótima alimentação que está me fazendo sentir mais forte, para que eu tenha alta e volte para minha casa. Todas as refeições são feitas para ajudar na minha cura”.
A paciente Joana D’arc, 37 anos, fez cirurgia de hérnia e também afirma que o cardápio direcionado para ela está sendo primordial em seu tratamento. “Estou adorando a nutrição do Edson Ramalho, as refeições vêm sempre na hora certa e em boa quantidade. Isso está sendo muito bom para minha recuperação”.
O cuidado com a alimentação começa em sua produção e o setor de Nutrição está sempre supervisionando o preparo dos alimentos para que suas funções nutricionais sejam garantidas aos pacientes.